Fumaça é vista por trás do vilarejo (Desiree Martin/AFP)
Da Redação
Publicado em 22 de agosto de 2012 às 20h59.
Los Angeles - Um incêndio florestal no norte da Califórnia destruiu 50 imóveis e ameaça milhares de residências, informaram autoridades locais nesta quarta-feira. O fogo foi provocado, segundo os bombeiros, por um raio no fim de semana. O governador Jerry Brown decretou estado de emergência em três condados do norte da Califórnia, de acordo com a agência Reuters.
Entre os imóveis destruídos, os bombeiros ainda não sabem quantos eram residenciais, mas cerca de 3.500 casas ainda estão ameaçadas pelo fogo, disse Daniel Berlant, porta-voz do Corpo de Bombeiros. Cerca de 1.900 bombeiros participaram do combate ao fogo na cidade de Manton, no norte da Califórnia.
O fogo avança rapidamente é um dos mais graves em andamento no oeste dos Estados Unidos, onde um raio trouxe um início precoce para o período de incêndios. Também na Califórnia, um incêndio na floresta nacional de Plumas se expandiu com ajuda do vento e ameaça cerca de 900 casas.
Em Washington, o serviço meteorológico nacional alertou para o extremo perigo de incêndio provocados por tempestades de raios. No último fim de semana, raios provocaram incêndios menores nos Estados de Colorado, Idaho e Utah. As informações são da Associated Press.