Chávez reconheceu problemas elétricos, mas assegurou que, se não tivesse chegado ao poder em 1999, o país se iluminaria com lanternas e cozinharia com lenha (Luis Acosta/AFP)
Da Redação
Publicado em 27 de fevereiro de 2013 às 20h36.
Caracas - Um incêndio registrado nesta quarta-feira nas proximidades da principal hidroelétrica da Venezuela causou blecautes em pelo menos 10 dos 23 estados do país, informaram as autoridades, que indicaram que o serviço já foi restabelecido na maior parte do território nacional.
O diretor-geral do Centro Nacional de Distribuição (CND) do Ministério para a Energia Elétrica, Igor Gavidia, disse que aconteceu "um incêndio de grande magnitude" entre El Guri, a hidroelétrica que gera cerca de 70% da eletricidade no país, e a subestação de El Tigre.
O incêndio teria provocado desconexões de carga automática em "todos os estados" do país com uma "perda importante, embora por muito curto tempo, de quase 7 mil megawatts", afirmou Gavidia à televisão estatal venezuelana.
"Estamos restituindo todo o sistema paulatinamente (...) de modo que a recuperação não afete a estabilidade do sistema", acrescentou.
Gavidia apontou que a situação apresentada "tem a ver com um excesso do uso da eletricidade" no país, algo que as autoridades vêm alertando há meses.
A Venezuela sofreu em 2010 uma severa crise elétrica, agravada por uma seca que reduziu drasticamente os níveis dos rios que alimentam as hidrelétricas, que chegou a paralisar diversos setores da economia e obrigou o Governo a aplicar uma bateria de medidas para tentar reduzir o consumo.
O presidente Hugo Chávez reconheceu em agosto do ano passado que seu país segue sofrendo "graves problemas" elétricos, mas assegurou que, se ele não tivesse chegado ao poder em 1999, o país se iluminaria com lanternas e cozinharia com lenha.