Mundo

Incêndio arrasa 10 mil hectares em León, na Espanha

Muitos moradores de localidades próximas à região afetada optaram por fechar suas casas e abandonar a área devido à ameaça do fogo


	Mais de 400 membros da Unidade Militar de Emergências espanhola e de 300 civis convocados pelo Executivo de Castilla y León
 (Pedro Armestre/AFP)

Mais de 400 membros da Unidade Militar de Emergências espanhola e de 300 civis convocados pelo Executivo de Castilla y León (Pedro Armestre/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 21 de agosto de 2012 às 20h33.

León (Espanha) - Um incêndio arrasou 10 mil hectares, sobretudo de pinheiros, no sul da província espanhola de León (norte), sendo o mais grave da região, por massa florestal afetada, dos últimos dez anos.

O governo regional de Castilla y León classificou o incêndio, que começou no domingo, como uma "catástrofe", apesar de fontes do Executivo regional terem descartado a possibilidade de risco para os núcleos habitados.

No entanto, muitos moradores de localidades próximas à região afetada optaram por fechar suas casas e abandonar a área devido à ameaça do fogo.

Além disso, alguns habitantes dessas cidades tomaram a iniciativa de unir esforços para controlar o incêndio, se utilizando de todos os meios possíveis para combater as chamas, que segundo o governo regional podem ter sido causadas propositalmente.

Mais de 400 membros da Unidade Militar de Emergências espanhola e de 300 civis convocados pelo Executivo de Castilla y León, assim como 20 aeronaves, fazem parte das operações de extinção do incêndio, que está ameaçando a produção de resina, de madeiras, a pecuária, a caça, o turismo e o estudo dos fungos (micologia).

O presidente do governo regional, Juan Vicente Herrera, lamentou nesta terça-feira que o fogo esteja se estendendo sobre uma "área natural privilegiada", junto ao monte Teleno, e fez um apelo aos cidadãos para que denunciem as ações "negligentes" e "criminosas", responsáveis por mais de 90% dos incêndios florestais.

Acompanhe tudo sobre:EspanhaEuropaFlorestasIncêndiosPiigs

Mais de Mundo

Inflação na Argentina sobe 2,7% em outubro; a menor desde 2021

Israel ordena a evacuação de 14 cidades no sul do Líbano antes de atacá-las

Trump ganhou 1 milhão de votos entre 2020 e 2024; democratas perderam 9,4 milhões

Vendas de robôs aspiradores disparam com subsídio e promoção Double 11