Mundo

Inácio Arruda deverá relatar MP sobre obras da Copa

Escolha leva em conta o fato de o senador ser do mesmo partido de Orlando Silva, ministro do Esporte

Inácio Arruda, senador pelo PCdoB: MP deve ser votada na próxima quarta (ABr)

Inácio Arruda, senador pelo PCdoB: MP deve ser votada na próxima quarta (ABr)

DR

Da Redação

Publicado em 1 de julho de 2011 às 13h08.

Brasília - O presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), deve indicar hoje o senador Inácio Arruda (PCdoB-CE) para relatar a medida provisória 527, que trata de regras específicas para licitações de obras e serviços relacionados à Copa do Mundo de 2014 e às Olimpíadas de 2016. A escolha levou em conta o fato de Arruda ser do mesmo partido do ministro do Esporte, Orlando Silva.

A MP será votada na próxima quarta-feira, informou o líder do governo na Casa, senador Romero Jucá (PMDB-RR). Ele entende que o tema "está bem encaminhado" e que deve ser mantido o mesmo texto aprovado na última quarta-feira pelos deputados. "Todos os pontos que eram mais nebulosos foram esclarecidos na Câmara e não vejo mais nenhuma celeuma para se levantar de modo a impedir a votação."

Entre os pontos polêmicos modificados pelos deputados, ele aponta a questão da transparência e do acompanhamento dos órgãos de controle, o "privilégio" da Fifa e do Comitê Olímpico Internacional (COI) na execução das obras e a divulgação dos preços das obras logo após a licitação. "Acho que esses pontos estão esclarecidos, não vejo nada para impedir a votação."

Sobre o desconforto de parlamentares da oposição de se posicionarem contrários a procedimentos de licitação impostos pela MP, apesar de favorecerem seus Estados, Jucá defende que todos os senadores "colaborem" na aprovação da medida. "A oposição deve colaborar, discutir a matéria, fazer sugestões, se for o caso. Mas ser contra só por ser contra, é ser contra a Copa e contra a Olimpíada, que são atos do Brasil e não do governo. Portanto, eu espero o bom senso e a colaboração da oposição."

Acompanhe tudo sobre:CongressoCopa do MundoEsportesFutebolLegislação

Mais de Mundo

Votação antecipada para eleições presidenciais nos EUA começa em três estados do país

ONU repreende 'objetos inofensivos' sendo usados como explosivos após ataque no Líbano

EUA diz que guerra entre Israel e Hezbollah ainda pode ser evitada

Kamala Harris diz que tem arma de fogo e que quem invadir sua casa será baleado