Mundo

Imprensa italiana fala de bloqueio após eleições

"Parlamento bloqueado", "Itália ingovernável" e "Boom de Grillo" são algumas das manchetes nesta terça-feira da imprensa italiana


	O atual premiê Mario Monti: segundo jornal de esquerda, a Itália pode promover "um governo de grande coalizão" entre a esquerda de Bersani, a direita de Berlusconi e o centro de Monti
 (Filippo Monteforte/AFP)

O atual premiê Mario Monti: segundo jornal de esquerda, a Itália pode promover "um governo de grande coalizão" entre a esquerda de Bersani, a direita de Berlusconi e o centro de Monti (Filippo Monteforte/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 26 de fevereiro de 2013 às 09h18.

Roma - "Parlamento bloqueado", "Itália ingovernável" e "Boom de Grillo" são algumas das manchetes nesta terça-feira da imprensa italiana, preocupada após os resultados das eleições gerais que não deram uma maioria clara no Senado e deixam o país em crise política.

O principal jornal do país, o Corriere della Sera, destacou um "voto de choque" e um Parlamento sem maioria. Apesar da centro-esquerda ter conquistado uma vitória apertada na Câmara dos Deputados, superando a direita de Silvio Berlusconi, no Senado a coalizão (113 cadeiras) está longe da maioria absoluta (158).

Em um editorial, o Corriere della Sera, jornal de centro-direita, ressalta o sucesso de Beppe Grillo, o líder de um movimento antissistema que soube canalizar a frustração de parte do eleitorado ante os partidos tradicionais.

"É a vitória de uma Itália eurocética frente à política de austeridade econômica", afirma.

O jornal La Repubblica também cita uma Itália "ingovernável" e destaca "o forte aumento dos votos para Berlusconi", que todos davam como derrotado desde sua saída do poder em novembro de 2011, assim como o "fiasco de Mario Monti", que lançou a candidatura à frente de um ambicioso movimento de "novo centro".

"Nas ruínas subsiste um Parlamento dificilmente governável e um Parlamento altamente inflamável", afirma o jornal em um editorial na primeira página.

A publicação ressalta o "gosto amargo de uma vitória quase simbólica da esquerda, que ganhou graças a um punhado de votos e não é autossuficiente no Senado, inclusive com a inútil muleta de Monti".

O jornal La Stampa comenta sobre o "Parlamento bloqueado".

"A Itália real expressou seu mal-estar. Ouvimos as vozes e as histórias dos que não encontram trabalho, não chegam ao fim do mês com sua pensão, pensam que não têm futuro e fogem para o exterior".

Segundo o jornal de esquerda Il Fatto Quotidiano, o presidente da República, Giorgio Napolitano, pode promover "um governo de grande coalizão" entre a esquerda de Bersani, a direita de Berlusconi e o centro de Monti.

Acompanhe tudo sobre:EleiçõesEuropaItáliaPaíses ricosPiigsPolítica

Mais de Mundo

Trump 3.0? Deputado propõe alteração na Constituição dos EUA para permitir terceiro mandato

Trump ordena quebra de sigilo sobre mortes de Martin Luther King, Robert F. e John F. Kennedy

Senado americano confirma John Ratcliffe como diretor da CIA

Trump diz que Ucrânia ‘está pronta para chegar a acordo de paz’ com a Rússia