Mundo

Imprensa britânica toma partido em referendo histórico

O jornal de esquerda The Guardian pediu voto a favor da UE na segunda-feira e publicou ainda um guia para o leitor convencer amigos e vizinhos


	Brexit: "Vote a favor da saída e reafirmaremos nossa soberania, abraçando o futuro como uma nação autogovernada, poderosa e invejada por todos"
 (Luke MacGregor/Bloomberg)

Brexit: "Vote a favor da saída e reafirmaremos nossa soberania, abraçando o futuro como uma nação autogovernada, poderosa e invejada por todos" (Luke MacGregor/Bloomberg)

DR

Da Redação

Publicado em 21 de junho de 2016 às 09h34.

Como é tradição no Reino Unido, a imprensa tomou partido no referendo sobre a União Europeia (UE) da próxima quinta-feira, com editoriais publicados nos últimos dias.

A favor da UE:

- The Guardian

O jornal de esquerda The Guardian pediu voto a favor da UE na segunda-feira. "Vote a favor de um país unido, aberto ao mundo, e vote contra uma nação dividida que se fecha em si mesma", afirmou em um editorial.

O jornal publicou ainda um guia para o leitor convencer amigos e vizinhos.

Sua edição dominical, The Observer, também apoia a permanência na UE.

- The Times

O jornal que é um reduto das tradições pediu no sábado voto pela UE e um trabalho de dentro para reformar o bloco europeu.

"O melhor desenlace do referendo seria uma aliança de nações soberanas da UE, lideradas pelo Reino Unido, dedicadas ao livre comércio e às reformas", afirmou.

Mas a sua edição dominical, assim como o The Sun, todos de propriedade do magnata australiano Rupert Murdoch, apoiam a saída da UE.

- The Independent

Apoia a permanência. "Um voto a favor da UE não é um voto covarde e sim confiante; não é um voto para ceder controle, e sim para colaborar em um mundo globalizado", escreveu em um editorial.

- The Mail on Sunday

A edição dominical do tabloide apoia a permanência na UE "em nome de um Reino Unido mais seguro, livre e próspero" e contra o "salto ao vazio" que poderia empobrecer o país.

"Para que uma Grã-Bretanha moderna brilhe e prospere, temos que trabalhar com, e não contra, nossos sócios europeus", argumentou.

Contra a UE:

- The Sun

O jornal britânico mais vendido pediu a seus leitores o voto a favor da ruptura com Bruxelas em uma edição com a manchete "BeLEAVE in Britain", uma contração das palavras "acreditar" (believe) no Reino Unido e "deixar" (leave) a UE.

"Vote a favor da saída e reafirmaremos nossa soberania, abraçando o futuro como uma nação autogovernada, poderosa e invejada por todos", afirmou o tabloide.

- The Daily Telegraph

O jornal conservador se posicionou nesta terça-feira. "Um mundo de oportunidades aguarda um Reino Unido plenamente independente".

"Se o referendo desta quinta-feira é uma escolha entre medo e esperança, escolhemos a esperança".

Sua edição dominical, The Sunday Telegraph, também apoia a saída.

- The Sunday Times

A edição dominical do jornal The Times assumiu uma posição diferente da edição diária.

"Sim, temos que estar preparados para as dificuldades, mas temos que manter a calma", escreveu em editorial no domingo passado.

"Este referendo pode ser a melhor oportunidade que teremos de colocar um freio a um projeto europeu centralizado".

Acompanhe tudo sobre:EuropaJornaisPaíses ricosReferendoReino UnidoUnião Europeia

Mais de Mundo

Eleições no Uruguai: 5 curiosidades sobre o país que vai às urnas no domingo

Quais países têm salário mínimo? Veja quanto cada país paga

Há chance real de guerra da Ucrânia acabar em 2025, diz líder da Conferência de Segurança de Munique

Trump escolhe bilionário Scott Bessent para secretário do Tesouro