Mundo

Impasse espanhol; Londres nos EUA…

Segunda-feira 29 – O ministro de Finanças da Grécia, Euclid Tsakalotos, e o ministro da Economia, George Stathakis, se reúnem com o comissário Pierre Moscovici, do comitê de Assuntos Econômicos da União Europeia, em Bruxelas. A Grécia conta com pacotes de salvamento da Europa para sair de sua grave crise econômica. – A Estônia realiza o […]

SADIK KHAN: o novo prefeito de Londres vai aos Estados Unidos e ao Canadá mostrar que a cidade continua aberta aos investidores  / Rob Stothard/ GettyImages

SADIK KHAN: o novo prefeito de Londres vai aos Estados Unidos e ao Canadá mostrar que a cidade continua aberta aos investidores / Rob Stothard/ GettyImages

DR

Da Redação

Publicado em 28 de agosto de 2016 às 21h58.

Última atualização em 23 de junho de 2017 às 18h56.

Segunda-feira 29

– O ministro de Finanças da Grécia, Euclid Tsakalotos, e o ministro da Economia, George Stathakis, se reúnem com o comissário Pierre Moscovici, do comitê de Assuntos Econômicos da União Europeia, em Bruxelas. A Grécia conta com pacotes de salvamento da Europa para sair de sua grave crise econômica.

– A Estônia realiza o primeiro turno das eleições presidenciais. O atual presidente Toomas Ilves não pode se reeleger, pois já cumpriu dois mandatos. Os principais candidatos são a ministra de Relações Exteriores, Marina Kaljurand e o ex-comissário da União Europeia, Siim Kallas. O segundo turno acontece já na terça-feira, caso nenhum candidato consiga a maioria no primeiro turno.

Terça-feira 30

– O presidente do Vietnam Tran Dai Quang estará em visita a Singapura para tratar de acordos comerciais entre os países. Na ocasião, celebra-se o 43º aniversário das relações diplomáticas entre o Vietnam e Cingapura.

– O vencedor do prêmio Nobel de economia, Joseph Stiglitz, visita a London School of Economics para debater seu livro Euro: a ameaça à Europa. Na publicação, Stiglitz argumenta que para salvar o continente economicamente é necessário abandonar a moeda. Para ele, o sucesso de uma zona integrada requer também a união política, fiscal e bancária, que não acontece de forma completa na Europa.

Quarta-feira 31

– O ex-presidente francês, Nicolas Sarkozy, e o ex-primeiro ministro, Alain Juppé, participam da maior conferência de negócios da França, que reúne os principais lobistas do país. Os dois disputam a nomeação do partido Republicano para a eleição da presidência francesa, que acontece no ano que vem.

– Congressistas da Espanha debatem e decidem se apoiam o primeiro ministro interino Mariano Rajoy para continuar no cargo. Se ele não conseguir a maioria, uma segunda rodada de votações será realizada na sexta-feira e o vencedor precisará de pluralidade partidária para ocupar o cargo. Por falta de consenso entre os parlamentares, a Espanha está desde maio sem primeiro ministro, quando o Rei Felipe VI teve de dissolver o parlamento.

– O conselheiro de Estado de Myanmar, Aung San Suu Kyi, inicia conversas para tentar chegar a um acordo de paz com grupos étnicos armados do país. No dia 1º de setembro, o secretário-geral da ONU, Ban Ki Moon, participa dos acordos.

Quinta-feira 1

– Os fabricantes de carros nos Estados Unidos divulgam os resultados das vendas do mês de agosto. Investidores estão de olho para ver se a venda de caminhões e SUVs irão, novamente, superar a venda de carros em quase 50%. Economistas estimam que, ao fim do ano, a venda de veículos atinja 17,3 milhões de unidades no país.

– O prefeito de Londres, Sadiq Khan, parte em sua primeira viagem internacional no mandato. Na primeira parada, em Montreal, se encontra com o primeiro ministro canadense Justin Trudeau. Em seguida, ele ruma para os Estados Unidos, onde se reúne com a candidata democrata Hillary Clinton. Lá, também deve conversar com prefeitos americanos para criar laços intermunicipais e mostrar que Londres continua aberta para negócios e investimentos, apesar do Brexit.

Sexta-feira 2

– O primeiro ministro japonês, Shinzo Abe, e o presidente da Coreia do Sul, Park Geun Hye, são alguns dos líderes internacionais que vão a Vladivostok, na Rússia, para participar do Fórum Econômico do Leste. Abe deve se encontrar com o presidente russo, Vladimir Putin, para discutir uma disputa territorial nas ilhas Kuril, disputadas pelos dois países.

– Ministros de Relações Exteriores dos países da União Europeia iniciam uma reunião de dois dias em Bratislava, na Eslováquia, para discutir, entre outras coisas, a saída do Reino Unido do bloco, o referendo conhecido como Brexit.

Acompanhe tudo sobre:Às SeteExame Hoje

Mais de Mundo

Magnata vietnamita terá que pagar US$ 11 bi se quiser fugir de pena de morte

França afirma que respeitará imunidade de Netanyahu se Corte de Haia exigir prisão

Em votação apertada, Parlamento Europeu aprova nova Comissão de Ursula von der Leyen

Irã ativa “milhares de centrífugas” em resposta à agência nuclear da ONU