Mundo

Imigração para Reino Unido chega a 583 mil pessoas em um ano

O país recebeu 583 mil imigrantes de junho de 2013 até junho de 2014, contra 502 mil no período anterior


	Reino Unido: números representam um golpe para o governo, que tinha fixado o objetivo de reduzir imigração
 (Justin Tallis/AFP)

Reino Unido: números representam um golpe para o governo, que tinha fixado o objetivo de reduzir imigração (Justin Tallis/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 27 de novembro de 2014 às 09h38.

Londres - O Reino Unido recebeu 583 mil imigrantes de junho de 2013 até junho de 2014, contra os 502 mil registrados no mesmo período do ano anterior, informou nesta quinta-feira o Escritório Nacional de Estatísticas (ONS).

Os números representam um golpe para o governo do primeiro-ministro, o conservador David Cameron, que tinha fixado o objetivo de reduzir a imigração, política rejeitada pelos seus parceiros de Executivo, os liberais-democratas.

O ONS afirmou no relatório divulgado hoje que o aumento da imigração durante esses doze meses foi "significativo" do "ponto de vista estatístico".

Segundo a análise, o aumento da imigração foi propiciado, entre outros fatores, principalmente pela chegada ao Reino Unido de cidadãos procedentes da União Europeia (UE), e em menor escala de pessoas oriundas de países de fora do bloco.

A imigração líquida no Reino Unido -diferença entre os cidadãos que chegam e os que deixam o país- foi de 260 mil pessoas entre os meses de junho de 2013 e de 2014, frente aos 182 mil computados nesse mesmo período do ano anterior.

A ministra do Interior do Reino Unido, Theresa May, afirmou hoje que os fluxos migratórios na UE bloquearam os esforços efetuados pelo governo para situar o número da imigração líquida anual abaixo de 100 mil. Segundo May, é "improvável" que esse objetivo seja alcançado antes do final desta legislatura, em maio.

Por sua parte, o vice-primeiro-ministro britânico, o liberal- democrata Nick Clegg, disse hoje que o fracasso de seus parceiros conservadores para reduzir a imigração está destruindo a confiança dos cidadãos.

"Esta é uma preocupação dos conservadores. Eles fizeram essa promessa. Agora quebraram a promessa e têm que se sentir envergonhados por isso", declarou Clegg à emissora de rádio "LBC".

De acordo com o "número dois" do Executivo de Londres, o fracasso conservador destrói a "confiança" da cidadania no "sistema de imigração".

Acompanhe tudo sobre:EuropaImigraçãoPaíses ricosReino UnidoUnião Europeia

Mais de Mundo

Mais de 300 migrantes são detidos em 1º dia de operações sob mandato de Trump

Migrantes optam por pedir refúgio ao México após medidas drásticas de Trump

Guerra ou acordo comercial? Gestos de Trump indicam espaço para negociar com China, diz especialista

Novo incêndio florestal provoca ordens de evacuação na região de Los Angeles