Mundo

Imagens indicam possível teste nuclear norte-coreano

Novas imagens feitas por satélite mostram a chegada de veículos ao centro de testes nucleares de Punggye-ri, na Coreia do Norte


	Míssil da Coreia do Norte
 (Reuters)

Míssil da Coreia do Norte (Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 7 de maio de 2016 às 08h17.

Seul - Novas imagens feitas por satélite mostram a chegada de veículos ao centro de testes nucleares de Punggye-ri, na Coreia do Norte, informou neste sábado o site especializado "38 North", uma atividade que pode ser um indício de que "Pyongyang estaria preparando um teste nuclear no futuro próximo".

As imagens, captadas em 5 de maio, mostram veículos chegando ao que parece ser o centro de comando, situado cerca de seis quilômetros ao sul da área de testes.

Apesar de as atividades serem "pequenas" no complexo e de não haver indícios de uma "atividade significativa" na área principal, "os veículos não são vistos com frequência por lá, exceto durante os preparativos para um teste (nuclear)", indicou o site americano, que é associado à Universidade Johns Hopkins.

Nas últimas semanas, especulou-se que a Coreia do Norte poderia realizar seu quinto teste nuclear durante o VII Congresso do Partido dos Trabalhadores, o primeiro nos últimos 36 anos, e que começou ontem em Pyongyang.

Durante a abertura do evento, o líder norte-coreano, Kim Jong-un elogiou em seu discurso os testes nucleares e de mísseis do regime.

No dia 6 de janeiro deste ano, Pyongyang realizou seu último teste nucelar e, um mês depois, realizou o lançamento de um foguete espacial, algo que é considerado pela comunidade internacional como um teste encoberto de mísseis intercontinentais.

Isso fez com que o Conselho de Segurança das Nações Unidas (ONU) aprovasse de maneira unânime a resolução 2270, que estabelece sanções mais duras contra o regime norte-coreano.

Entre elas estão a inspeção obrigatória de cargas, restrições na exportação de matérias-primas, embargo do comércio de armas leves, proibição de venda de combustível aeroespacial ao país e sanções financeiras sobre indivíduos, entidades e ativos norte-coreanos. 

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaCoreia do NorteSatélitesTestes nucleares

Mais de Mundo

Peru anuncia criação de 'rota turística' do papa Leão XIV

'As ideias que Pepe plantou todos esses anos não morrem’, diz Lula no velório de Mujica

Inflação no Brasil vai cair conforme China exportar mais produtos para cá, diz estudo

Vídeo mostra momento raro de ruptura no solo após terremoto ; assista