Mundo

Imagens da Nasa mostram reservatório secando nos EUA

Imagens captadas pela Nasa em 1984 e 2016 mostram que Lake Mead, um dos principais reservatórios de água dos EUA, está secando

Lake Mead: reservatório chega a sua mínima história (Justin Sullivan/Getty Images)

Lake Mead: reservatório chega a sua mínima história (Justin Sullivan/Getty Images)

Victor Caputo

Victor Caputo

Publicado em 30 de maio de 2016 às 16h31.

Última atualização em 9 de novembro de 2016 às 18h43.

São Paulo - Lake Mead (Lago Mead) é um reservatório de água crucial para parte da população americana. E ele está secando. Construído de forma artificial com uma barragem, é dali que sai água doce para populações da Califórnia, Nevada, Arizona e também para o México. Estima-se que 25 milhões de pessoas usam água do reservatório.

A Nasa divulgou imagens que mostram o reservatório secando. Elas foram captadas pela agência espacial americana em dois momentos: maio de 1984 e maio de 2016.

Recentemente, Lake Mead alcançou a sua maior seca histórica. Hoje, ele está somente com 37% da sua capacidade total.

O reservatório foi construído em 1930, com a construção da barragem Hoover. O problema é que desde então houve uma grande explosão demográfica nas regiões que são alimentadas pelo reservatório.

Como observa o Vox, Las Vegas é uma das principais consumidoras de água do sistema--toda sua água vem do Lake Mead. Quando a barragem foi construída, Las Vegas tinha uma população de 8.000 pessoas. Passadas algumas décadas, a população atual da cidade já ultrapassa 600.000 pessoas.

Combinada à questão populacional, desde 2000, a região passa também por problemas de alimentação por causas naturais. Uma seca tem causado menor fluxo de água vinda do degelo das montanhas da região.

Veja abaixo uma comparação entre as imagens de 1984 (à esquerda) e 2016 (à direita). No canto inferior esquerdo também é possível ver o crescimento de Las Vegas.

Acompanhe tudo sobre:ÁguaEstados Unidos (EUA)Países ricosSecas

Mais de Mundo

Putin sanciona lei que anula dívidas de quem assinar contrato com o Exército

Eleições no Uruguai: Mujica vira 'principal estrategista' da campanha da esquerda

Israel deixa 19 mortos em novo bombardeio no centro de Beirute

Chefe da Otan se reuniu com Donald Trump nos EUA