Mundo

Imagem positiva dos EUA na América Latina cai para 73%

Especialista credita a queda a alta expectativa quando da eleição de Obama; México é o país com a imagem mais negativa

Barak Obama: o presidente americano vai visitar Brasil, Chile e El Salvador (Mark Wilson/Getty Images)

Barak Obama: o presidente americano vai visitar Brasil, Chile e El Salvador (Mark Wilson/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 17 de março de 2011 às 16h51.

Santiago - A imagem positiva dos Estados Unidos entre os latino-americanos caiu até os 73% em 2010, um ponto a menos que o registrado no ano anterior, quando a chegada de Barack Obama à Casa Branca disparou a popularidade desse país, segundo dados do Latinobarometro divulgados nesta quinta-feira no Chile.

Segundo a diretora do Latinobarometro, Marta Lagos, a vitória eleitoral de Obama no final de 2008 aumentou a percepção positiva dos Estados Unidos na América Latina pelas expectativas de mudança que surgiram entre os cidadãos quanto a relação com a região.

No entanto, depois de dois anos da Administração de Obama, a imagem dos Estados Unidos sofre um leve retrocesso que, para Lagos, é "um castigo ao presidente pelas expectativas não cumpridas".

O Latinobarometro divulgou a pesquisa por ocasião da viagem que Obama iniciará nesta sexta-feira pelo Brasil, Chile e El Salvador, a primeira pela região.

Com mais de 20 mil entrevistas em 18 países latino-americanos, os números mostram o impacto positivo na imagem dos Estados Unidos que teve a chegada de Obama, embora este apoio "não seja incondicional".

"A primeira visita do presidente Obama à região pode ser um ponto de mudança a respeito da maneira como os Estados Unidos tratam os países", sustentou a diretora do Latinobarometro.

Os países com uma opinião mais positiva dos Estados Unidos são República Dominicana (92%), El Salvador (87%) e Equador (83%), enquanto no lado oposto estão México (53%), Argentina (59%) e Bolívia (59%).

Também caiu um ponto em 2010 a percepção positiva que os cidadãos têm da relação entre seu país e os Estados Unidos, que se situou em 72%.

Esta porcentagem esconde, no entanto, grandes diferenças entre os países. Na Bolívia, por exemplo, a percepção de uma boa relação com os Estados Unidos caiu de 42% em 2009 para 26% no ano passado, e na Venezuela de 32% para 23%.

Essa percepção é bastante elevada no Chile (91%), Brasil (83%) e El Salvador (85%), os três países que o presidente americano visitará.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaEstados Unidos (EUA)Países ricos

Mais de Mundo

Diplomatas de 24 países faziam parte de delegação alvejada em Jenin por forças israelenses

Suprema Corte de Israel diz que demissão de chefe de serviço de segurança foi ilegal

Mais de 48 mil isolados e 300 retirados de áreas afetadas por inundações na Austrália

Governo da Argentina decreta desregulamentação do transporte marítimo e fluvial