Mundo

Imagem de Obama e dos EUA em baixa no mundo muçulmano

Após operação americana que matou Osama Bin Laden, presidente dos Estados Unidos perde credibilidade no Oriente Médio, mostra pesquisa do Pew Research Center

O único país que tem uma imagem favorável dos EUA é a Indonésia, onde Obama passou parte da infância (Jim Young/Reuters)

O único país que tem uma imagem favorável dos EUA é a Indonésia, onde Obama passou parte da infância (Jim Young/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 18 de maio de 2011 às 11h44.

Washington - A imagem dos Estados Unidos perdeu credibilidade no mundo muçulmano no último ano, segundo uma pesquisa do Pew Research Center, divulgada às véspera do presidente Barack Obama pronunciar um discurso direcionado ao mundo islâmico.

A Indonésia, onde Obama passou parte da infância, é o único país onde a maioria dos entrevistados afirmam ter uma imagem favorável dos Estados Unidos.

Mas mesmo neste país, o percentual de apoio caiu de 59% a 54% entre 2010 e 2011.

Outros países muçulmanos que registraram quedas nas opiniões favoráveis aos Estados Unidos foram: Jordânia, com 13%, queda de oito pontos em um ano; Turquía (17% para 10%); e Paquistão (17% para 11%).

A imagem de Obama registrou queda de 11 pontos em um ano na Turquia, onde agora tem aprovação de apenas 12%.

A pesquisa, realizada em março e abril, provavelmente registraria resultados diferentes hoje, já que a sondagem foi feita antes da operação americana que matou Osama Bin Laden no Paquistão.

Acompanhe tudo sobre:PersonalidadesPolíticosPaíses ricosEstados Unidos (EUA)Oriente MédioBarack ObamaOsama bin Laden

Mais de Mundo

Trump diz que Charlie Kirk é um 'gigante de sua geração'

Pelo menos 18 feridos em dia violento de protesto contra o governo no Peru

Fundo florestal, COP30 e reunião sobre Palestina: a agenda de Lula na Assembleia Geral da ONU

Maduro rejeita acusações de tráfico de drogas e convida Trump para diálogo