Mundo

Ilha de plástico no Pacífico aumentou 100 vezes

Pesquisa apontou que a ilha já ocupa uma área maior do que o Estado de Minas Gerais

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de maio de 2012 às 12h06.

São Paulo - A massa de pequenos pedaços de plástico que emporcalha o oceano Pacífico aumentou cerca de 100 vezes nas últimas quatro décadas, segundo estudo do Instituto Oceanográfico Scripps (SIO), dos EUA.

Liderada pela oceanógrafa Miriam Goldstein, a pesquisa apontou que a ilha de plástico no Pacífico já ocupa uma área maior do que o Estado de Minas Gerais, que possui mais de 586 mil km² de extensão, e está alterando o ecossistema marinho.

Isso porque, além das partículas plásticas - que são ricas em produtos químicos tóxicos - serem ingeridas pelos animais marinhos e aves, a aglomeração de plástico no oceano está provocando a proliferação do inseto Halobates sericeus, que se alimenta de ovos de peixe e plâncton. O animal, que vive no mar, necessita de uma superfície dura para depositar seus ovos, que é encontrada com muito mais facilidade a medida que a quantidade de lixo plástico aumenta no oceano.

De acordo com o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma), o problema do lixo plástico é mais grave no norte do Oceano Pacífico, mas se repete em todo o ambiente marinho do planeta. Em cada km² de oceano são encontradas, em média, 13 mil partículas de microplástico.

Acompanhe tudo sobre:PoluiçãoMeio ambienteOceanos

Mais de Mundo

Conversa entre Lula e Trump muda rumo da crise, mas cenário é imprevisível, dizem analistas

Meloni diz não se opor ao reconhecimento do Estado da Palestina, mas com condições

Macron diz que Trump só poderá ganhar Nobel da Paz se 'parar' guerra em Gaza

Trump quer reformular processo de vistos H-1B e atrair profissionais com maiores salários aos EUA