Mundo

Iêmen tem maior número de crianças mortas e feridas em protestos

Segundo a Unicef, foram pelo menos 26 crianças mortas entre 18 de fevereiro e 28 de março, principalmente por armas de fogo

Protesto da oposição no Iêmen: Unicef pediu que crianças sejam protegidas (Ahmad Gharabli/AFP)

Protesto da oposição no Iêmen: Unicef pediu que crianças sejam protegidas (Ahmad Gharabli/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 19 de abril de 2011 às 09h18.

Genebra - O Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) declarou nesta terça-feira que o Iêmen tem o maior número confirmado de crianças assassinadas e feridas entre os países onde foram registrados levantes populares contra os regimes autoritários.

Entre 18 de fevereiro e 28 de março, pelo menos 26 crianças foram mortas, principalmente por armas de fogo, detalhou a porta-voz do organismo, Marixie Mercado.

Além disso, "36 crianças ficaram feridas por munição de guerra, 47 sofreram violência física durante os protestos - o que inclui algumas atingidas por paus e pedras - e 663 foram expostas a gás lacrimogêneo", acrescentou a porta-voz.

Marixie afirmou ainda que caso sejam contabilizadas as crianças que morreram na explosão de uma fábrica de armamento que foi ocupada na localidade de Yaar, no final de março, o número de menores mortos sobe para 41.

O Iêmen é considerado o país menos desenvolvido do Oriente Médio e o Unicef considera que os protestos civis que o regime de Ali Saleh tentou sufocar com repressão só infligem mais sofrimento às crianças.

"Reiteramos nosso apelo a todas as partes para que mantenham as crianças fora de perigo e protegidas a todo custo", afirmou a porta-voz.

Acompanhe tudo sobre:IêmenPolíticaPolítica no BrasilProtestos

Mais de Mundo

Brasil está confiante de que Trump respeitará acordos firmados na cúpula do G20

Controle do Congresso dos EUA continua no ar três dias depois das eleições

China reforça internacionalização de eletrodomésticos para crescimento global do setor

Xiaomi SU7 atinge recorde de vendas em outubro e lidera mercado de carros elétricos