Mundo

Iêmen se transformará em república federal com seis regiões

Comitê governamental liderado pelo presidente do Iêmen anunciou que o país se transformará em uma república federal integrada por seis regiões

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de fevereiro de 2014 às 13h00.

Sana - Um comitê governamental liderado pelo presidente do Iêmen, Abdo Rabbo Mansour Hadi, anunciou nesta segunda-feira que o país se transformará em uma república federal integrada por seis regiões, quatro delas no norte e outras duas no sul, segundo os meios de comunicação estatais.

Este comitê foi criado pelo presidente iemenita após a conclusão do diálogo nacional no final de janeiro, e agora sua decisão será remitida à comissão constituinte para que a inclua na nova Carta Magna que será preparada.

Segundo a agência de notícias iemenita "Saba", Hadi fez o anúncio após presidir a última reunião desse comitê, que foi criado para determinar a forma do novo Estado Iemenita.

O sul do Iêmen estará integrado pelas regiões de Hadramut e Áden, a primeira composta pela província do mesmo nome e as de Al Mahra e Shabua, além do arquipélago das ilhas de Socotora, situado no oceano Índico.

A de Áden será formada pela província do mesmo nome e as de Abien, Lahch e Al Dalea, precisou a agência.

O norte será integrada por quatro regiões: a de Azal, composta por Rif Sana (arredores da capital), e as províncias de Amran, Saad e Zemar; a de Saba, composta por Al Yuf, Marib e Al Baida; a de Al Yend, por Taiz e Eb; e a de Tehama, por Al Hodeida, Rima, Al Mahuit e Heya.

Enquanto isso, a capital do país, Sana, foi transformada em "uma cidade unitária não submetida à autoridade de nenhuma região e terá medidas especiais na nova Constituição para garantir sua independência e neutralidade".

Além disso, o comitê outorgou ao principal porto do Iêmen, Áden, um status administrativo e econômico especial, com poderes legislativos e executivos independentes das regiões.

Está previsto que o comitê apresente o relatório definitivo à comissão encarregada de elaborar a nova Constituição para que estipulada.

Espera-se que Hadi designe entre hoje e amanhã aos membros da comissão constituinte.

O número de regiões do novo Estado iemenita era o ponto de divergência principal entre o norte e o sul do país nas conversas do diálogo nacional, que se prolongou por cerca de dez meses.

Os representantes do sul insistiram que o novo Estado fosse integrado só por duas regiões: o norte e o sul, delimitado pelas fronteiras que dividiam ambas as zonas antes da reunificação de 1990.

Os nortistas consideram que uma divisão desse tipo abriria as portas a uma eventual secessão do sul.

Acompanhe tudo sobre:IêmenPolítica

Mais de Mundo

Mulher é condenada a 8 anos de prisão nos EUA ao ajudar norte-coreanos a burlarem empresas

Por que as exportações da China se mantêm fortes mesmo com tarifas de Trump?

Em visita ao Fed, Trump confronta Powell por gastos em reforma do prédio

Argentina chega a acordo com o FMI para liberar US$ 2 bilhões