Mundo

Ideli pede aprovação de MP do Código Florestal

A principal reivindicação da bancada ruralista é de amenizar a legislação para médios produtores, reduzindo a recomposição de áreas devastadas nas margens de rios

Ideli Salvatti: os ruralistas querem diminuir de 20 para 15 metros a exigência para quem tem de 4 a 10 módulos rurais (Wilson Dias/ABr)

Ideli Salvatti: os ruralistas querem diminuir de 20 para 15 metros a exigência para quem tem de 4 a 10 módulos rurais (Wilson Dias/ABr)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de julho de 2012 às 17h27.

Brasília - A ministra de Relações Institucionais, Ideli Salvatti, defendeu a aprovação da Medida Provisória do Código Florestal da forma como foi enviada pela presidente Dilma Rousseff. Questionada sobre a proposta do relator, senador Luiz Henrique (PMDB-SC), de reduzir a recomposição florestal para médios produtores, a ministra elogiou o texto enviado pelo Executivo, que teria "apoio popular".

"A escadinha foi aceita com grande apoio popular e a gente espera que o Congresso aprove aquilo que foi apresentado na Medida Provisória", disse a ministra após participar de uma reunião com a bancada do PT na Câmara.

A principal reivindicação da bancada ruralista é de amenizar a legislação para médios produtores, reduzindo a recomposição de áreas devastadas nas margens de rios. Os ruralistas querem diminuir de 20 para 15 metros a exigência para quem tem de 4 a 10 módulos rurais.

Luiz Henrique mantém os 20 metros, mas propõe que a recuperação não pode fazer com que a área de preservação permanente na propriedade seja superior a 25% do total. Ideli destacou que a presidente já tomou uma decisão "sábia" ao preservar as pequenas propriedades, mas garantindo que todos tenham de recuperar de forma proporcional a seu tamanho.

A ministra comentou ainda as disputas do PT com o PSB em diversas cidades. Para ela, é importante que as divergências não tirem do rumo a aliança nacional. "Eleição municipal vai ter cenários diferenciados de uma forma para outra. Não podemos permitir que os cenários nos tirem do prumo, que é o enfrentamento da crise econômica". Ideli disse ainda que técnicos do governo discutirão nesta terça de forma preliminar uma proposta para o fim do fator previdenciário. Uma reunião para debater o tema com líderes da base aliada pode ocorrer nesta quarta-feira.

Acompanhe tudo sobre:Código florestalIdeli SalvattiLegislaçãoPolítica no BrasilPolíticosPolíticos brasileiros

Mais de Mundo

Autoridades evacuam parte do aeroporto de Gatwick, em Londres, por incidente de segurança

Japão aprova plano massivo para impulsionar sua economia

Rússia forneceu mísseis antiaéreos à Coreia do Norte em troca de tropas, diz diretor sul-coreano

Musk e Bezos discutem no X por causa de Trump