Mundo

Iceberg gigante se desprende de geleira na Groenlândia

Imagens de satélite de Nasa mostram um bloco de gelo com o dobro do tamanho da ilha de Manhattan se desprendendo da Geleira Petermann

Aquecimento global: um enorme iceberg se desprendeu de uma geleira na Groenlândia, segundo imagens de satélite da agência espacial americana Nasa (HO/AFP)

Aquecimento global: um enorme iceberg se desprendeu de uma geleira na Groenlândia, segundo imagens de satélite da agência espacial americana Nasa (HO/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 19 de julho de 2012 às 09h51.

Washington - Um enorme iceberg se desprendeu de uma geleira na Groenlândia, segundo imagens de satélite da agência espacial americana Nasa, no que seria o mais recente indício dos efeitos do aquecimento global.

As imagens divulgadas nesta quarta-feira mostram um bloco gigante de gelo, o dobro do tamanho da ilha de Manhattan (Estados Unidos), desprendendo-se da Geleira Petermann, na costa noroeste da Groenlândia. A geleira já havia perdido um iceberg com o dobro desse tamanho em 2010.

A Nasa afirma que a rachadura na geleira era visível desde 2001, e que o seu satélite de observação Aqua registrou o rompimento entre 16 e 17 de julho.

O oceanógrafo Andreas Muenchow, da Universidade de Delaware, afirmou que a maior parte do desprendimiento dos icebergs ocorre a 600 metros de profundidade, onde a água é mais quente do que na superfície.

"Mas, ao contrário do que se poderia pensar, a perda deses bloco de gelo terá pouco efeito direto nos níveis do oceano, já que a plataforma de gelo flutuante entre 100 e 150 metros de espessura se encontra em águas oceânicas próximas do ponto de congelamento", explicou em seu blog icyseas.org.

Muenchow destacou que as águas do Atlântico que estão derretendo a geleira parecem estar mais quentes, segundo registros feitos até 2003.

Acompanhe tudo sobre:Aquecimento globalClimaMeio ambiente

Mais de Mundo

Trump completa escolha para altos cargos de seu gabinete com secretária de Agricultura

Zelensky pede mais sistemas de defesa antiaérea após semana de fortes bombardeios

Após G20, Brasil assume Brics em novo contexto global

Guerra na Ucrânia chega aos mil dias à espera de Trump e sob ameaça nuclear de Putin