Mundo

Icao quer evolução de localização de caixas-pretas

Segundo o órgão, atual sistema usado para localizar as caixas-pretas é ultrapassado e deve ser atualizado nos próximos dois anos

Estrutura da caixa-preto do voo 447: evolução do sistema é necessária, segundo a Icao (Johann Peschel/AFP)

Estrutura da caixa-preto do voo 447: evolução do sistema é necessária, segundo a Icao (Johann Peschel/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 2 de maio de 2011 às 13h02.

Paris - A Organização da Aviação Civil Internacional (Icao) espera que "em um ou dois anos" o sistema de localização das caixas-pretas dos aviões evolua.

As declarações foram dadas nesta segunda-feira à imprensa em Paris pelo secretário-geral da Icao, Raymond Benjamin, depois que no domingo foi encontrada uma das caixas-pretas do avião da Air France que caiu em junho de 2009 com 228 pessoas a bordo.

"Depois do acidente Rio-Paris, não podemos viver com o sistema que conhecemos", assegurou Benjamin, quem estimou que "em um ou dois anos" será mais fácil localizar as caixas-prestas em caso de acidente.

A caixa-preta do avião da Air France que caiu em 2009, que contém as informações necessárias para determinar o que provocou o acidente, foi encontrada por um submarino robotizado no domingo, quase dois anos após o acidente.

Benjamin qualificou a localização da caixa-preta como uma "boa notícia", mas disse que ainda é necessário esperar até se saber se o Escritório de Investigação e Análise (BEA) poderá extrair dela dados que facilitem a investigação, levando em conta o tempo transcorrido desde o acidente.

Na falta de informações procedentes das caixas-pretas, a única conclusão a que os investigadores chegaram foi que o voo AF447 sofreu uma falha nas sondas que medem a velocidade do avião.

No entanto, o BEA advertiu que essas conclusões não explicam o acidente.

Mesmo assim, a Air France trocou todas as sondas de sua frota por outras mais modernas e resistentes a baixas temperaturas.

Acompanhe tudo sobre:Setor de transporteAviaçãoseguranca-digital

Mais de Mundo

Trump minimiza papel do Hamas e diz que trégua em Gaza funciona bem

Países podem usar lucro do petróleo para custear transição energética, diz Lula

EUA se prepara para 'caos aéreo' com redução do número de voos

Trump diz que anulação de tarifas pela Suprema Corte seria catastrófica