Mundo

Mais de 80% dos municípios têm estrutura ambiental

Norte tem o maior percentual de municípios com estrutura administrativa para o meio ambiente

Unidade de conservação no Pará: região Norte lidera percentual de municípios com estrutura administrativa para o meio ambiente.  (.)

Unidade de conservação no Pará: região Norte lidera percentual de municípios com estrutura administrativa para o meio ambiente. (.)

Vanessa Barbosa

Vanessa Barbosa

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h37.

São Paulo - Os municípios brasileiros têm expandido ações para o meio ambiene. O levantamento é da Pesquisa de Informações Básicas Municipais (Munic) divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) na semana passada. Em 2009, 84,5% dos municípios tinham algum órgão para tratar do meio ambiente. Em 2008, o percentual era de 77,8%.

Mesmo não sendo a região mais desenvolvida do país, o Norte tem o maior percentual de municípios com estrutura administrativa para o meio ambiente (92,2%). A região também lidera a proporção de cidades com secretaria exclusiva, fundos de meio ambiente ativos e instrumentos de cooperação com órgão ambiental estadual.

Nas demais regiões, houve aumento generalizado, e os maiores percentuais estavam entre os municípios mais populosos. Entre os municípios com estrutura ambiental, predominava a secretaria municipal conjunta com outras (52,5%). Vinham, em seguida, aqueles com secretaria municipal exclusiva (23,9%) e os subordinados a outra (16,0%).

Apesar dos resultados, em 2009 apenas 19,9% dos municípios tinham iniciado o processo de elaboração da Agenda 21, percentual menor do que o de 2002 (29,7%). A Agenda 21 é um guia para o planejamento de ações locais que fomentem um processo de transição para a sustentabilidade. Ela estava sendo criada sobretudo nos municípios maiores (60,0% entre aqueles com mais de 500 mil habitantes) e de 100 mil a 500 mil habitantes (49,4%).

A Agenda 21 era mais frequente na região Norte (27,4%), seguida por Nordeste (25,8%), Sudeste (18,5%), Centro-Oeste (13,7%) e Sul (12,4%). Em relação a 2002 houve uma queda expressiva no percentual da região Nordeste (de 63,8% para 25,8%), mas nas demais regiões, cresceu a participação de municípios elaborando a Agenda 21.

Com relação aos gestores ambientais, os dados apontam que 83% deles são homens e 49% têm nível superior completo, sendo que 14% desse total têm pós-graduação. Na Região Norte, a grande maioria dos gestores tem entre 26 e 40 anos, diferentemente das demais regiões onde a maioria dos responsáveis pela pasta de meio ambiente tem entre 41 e 60 anos.

Acompanhe tudo sobre:SustentabilidadeRegião NortePreservação ambiental

Mais de Mundo

Pentágono classifica voo de aviões militares venezuelanos perto de navio dos EUA como 'provocador'

China lança plano para transformar cidades em aglomerados urbanos inteligentes até 2035

Congresso argentino reverte pela primeira vez um veto de Milei

Por que o mercado está de olho nos dados do Payroll dos EUA nesta sexta: 'dia de grandes definições'