Mundo

Ibama investiga responsabilidade por queimada no Piauí

Segundo ele, não é atribuição do Ibama identificar se o incêndio causou o blecaute; mas apontar a origem do fogo


	Linha de transmissão: a interrupção no fornecimento de energia foi provocada pela queda automática de duas linhas de transmissão que interligam o Sistema Sudeste/Centro-Oeste com o Nordeste
 (Dado Galdieri/Bloomberg)

Linha de transmissão: a interrupção no fornecimento de energia foi provocada pela queda automática de duas linhas de transmissão que interligam o Sistema Sudeste/Centro-Oeste com o Nordeste (Dado Galdieri/Bloomberg)

DR

Da Redação

Publicado em 30 de agosto de 2013 às 13h20.

Rio de Janeiro – O presidente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais (Ibama), Volney Zanardi Júnior, disse hoje (30) que o órgão está investigando a responsabilidade pelas queimadas no Piauí que, segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), causaram a interrupção no fornecimento de energia na Região Nordeste no último dia 28.

Segundo ele, não é atribuição do Ibama identificar se o incêndio foi o causador do blecaute.

“Não temos a mínima ideia sobre isso, o Ibama não faz esse tipo de análise. O que o Ibama faz é identificar quem é o causador do incêndio. O órgão não faz nenhum tipo de análise de impacto de queimada em linha de transmissão, isso é um trabalho do setor elétrico”, explicou Zanardi, durante a assinatura de um acordo de cooperação entre o Ibama e o Instituto Brasileiro de Petróleo.

A interrupção no fornecimento de energia foi provocada pela queda automática de duas linhas de transmissão que interligam o Sistema Sudeste/Centro-Oeste com o Nordeste, localizadas entre as subestações Ribeiro Gonçalves e São João do Piauí, no interior do estado. No local foram identificados focos de queimadas.

Acompanhe tudo sobre:IbamaIncêndiosPiauíRegião NordesteTransmissão de energia

Mais de Mundo

Machado convoca boicote a próximas eleições na Venezuela após denúncias de fraude

Washington declara emergência por frio extremo na véspera da posse de Trump

Confrontos entre guerrilhas deixam 80 mortos e milhares de deslocados na Colômbia

Multidão, caos e homens armados na entrega das reféns em Gaza