Mundo

Ibama apreende mais de 1,5 mil pássaros silvestres no interior da Bahia

De acordo com o Ibama, as aves estavam no porta-malas de um carro, presas em caixas minúsculas, o que caracteriza maus-tratos

Segundo o boletim veterinário, os pássaros estavam desidratados, desnutridos e bastante estressados (Stephen Dunn/Getty Image)

Segundo o boletim veterinário, os pássaros estavam desidratados, desnutridos e bastante estressados (Stephen Dunn/Getty Image)

DR

Da Redação

Publicado em 29 de fevereiro de 2012 às 19h01.

Brasília - Na maior apreensão de animais silvestres do ano, agentes do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) apreenderam 1.558 pássaros em Vitória da Conquista (BA), sendo 1.524 canários-da-terra, três cardeais, 29 pássaros-pretos e dois sofrês. De acordo com o Ibama, as aves estavam no porta-malas de um carro, presas em caixas minúsculas, o que caracteriza maus-tratos.

Os animais foram descobertos durante uma operação de fiscalização da Polícia Militar Rodoviária da Bahia na segunda-feira (27). Dois homens foram presos em flagrante por tráfico de animais e porte ilegal de arma, já que, no carro, também foi encontrado um revólver calibre 38. Os dois foram multados pelo Ibama em R$ 779 mil.

“Acreditamos, pela rota, que os pássaros seriam levados para os estados do Espírito Santo e do Rio de Janeiro. Eles [os traficantes] estavam dando voltas para fugir dos locais de fiscalização rodoviária mais intensa, como a [Rodovia] Rio-Bahia”, disse Ariosvaldo Antunes, chefe da fiscalização do Ibama em Vitória da Conquista. Antunes acredita que há mais moradores de Vitória da Conquista envolvidos com o tráfico de animais.

Segundo o boletim veterinário, os pássaros estavam desidratados, desnutridos e bastante estressados. Depois dos exames, a maioria dos animais foi solta na própria região.

Acompanhe tudo sobre:AnimaisIbamaPreservação ambiental

Mais de Mundo

Israel afirma que não busca 'escalada ampla' após ataque a Beirute

Domo de Ferro, Arrow, C-Dome e Patriot: Conheça os sistemas de defesa aérea utilizados por Israel

Smartphones podem explodir em série como os pagers no Líbano?

ONU diz que risco de desintegração do Estado de Direito na Venezuela é muito alto