Mundo

Hyundai lança SUV que usa hidrogênio como combustível

Capaz de rodar até 588 quilômetros com uma única carga e sem emitir um grama sequer de CO2, carro é o primeiro do tipo a entrar em linha de produção no mundo


	Fabricante coreana planeja produzir 10 mil unidades do seu modelo mais ecológico
 (Divulgação)

Fabricante coreana planeja produzir 10 mil unidades do seu modelo mais ecológico (Divulgação)

Vanessa Barbosa

Vanessa Barbosa

Publicado em 28 de fevereiro de 2013 às 13h26.

São Paulo - Na corrida pelo desenvolvimento de carros mais verdes, a Hyundai deu um salto gigante esta semana ao lançar uma versão do SUV ix35 totalmente movida a células de combustível. Com isso, a fabricante coreana tornou-se a primeira montadora do mundo a produzir um carro a hidrogênio para o mercado de frotas.

O modelo é alimentado por um conjunto de células de combustível com potência de 100 kW (136 cv) responsáveis por converter o hidrogênio em eletricidade, que abastece o motor de indução elétrica.

Equipado com dois tanques de armazenamento de hidrogênio, com uma capacidade total de 5,64 kg, o carro é capaz de rodar até 588 quilômetros com um único abastecimento – e sem emitir um grama sequer de gás poluente.

A aceleração dos 0 aos 100 km/h ocorre em 12,5 segundos e a velocidade máxima é de 160 km/h. De saída, a Hyundai produziu 17 unidades do ix35 Fuell Cell, que têm como destino a cidade de Copenhague, na Dinamarca e Escânia, na Suécia.

Outras 1000 unidades devem chegar às ruas até 2015. No longo prazo, a produção em série limitada prevê cerca de 10 mil unidades.

Acompanhe tudo sobre:AutoindústriaCarrosCarros elétricosSustentabilidadeTecnologias limpas

Mais de Mundo

Trump se reúne com CEO da Nvidia para discutir IA e políticas de exportação de chips

Autoridades localizam caixa-preta do helicóptero que colidiu com avião em Washington

Após confirmar tarifaço para Canadá, México e China, Trump fala em impor medida à Europa

Governo Trump reorganiza alto escalão do FBI e força agentes seniores a renunciarem ao cargo