Mundo

Human Rights Watch pede investigação de Bush por torturas

Organização também quer que Obama ordene apuração criminal de ex-funcionários do alto escalão

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 12 de julho de 2011 às 16h33.

Washington - A organização Human Rights Watch pediu nesta terça-feira ao presidente Barack Obama que ordene uma investigação criminal sobre torturas a pessoas presas, durante o governo de seu predecessor George W. Bush, envolvendo o próprio presidente e ex-funcionários de alto escalão, uma vez que, segundo a HRW, "há bases sólidas" para isso.

"Há elementos fortes para investigar Bush, (o ex-vice-presidente Dick) Cheney, (o ex-secretário da Defesa Donald) Rumsfeld e (o ex-diretor da CIA George) Tenet por autorizar a tortura e crimes de guerra", disse o diretor executivo da HRW, Kenneth Roth.

Num informe de 107 páginas intitulado "Combatendo a tortura: o governo Bush e os maus-tratos aos detidos", o organismo de vigilância dos direitos humanos disse que a falta de ação atenta contra a reputação dos Estados Unidos no mundo.

Segundo a Human Rights Watch (HWR), uma investigação realizada em 2009 pelo Procurador Geral, Eric Holder, foi limitada e só examinou atos "não autorizados", não abordando abusos sistemáticos do governo Bush.

Acompanhe tudo sobre:Barack ObamaJustiçaONGsPersonalidadesPolíticos

Mais de Mundo

Biden condena eleições na Venezuela e elogia eleitores por buscar mudança

Milei diz que ONU é 'leviatã' e que Argentina vai abandonar neutralidade histórica

Cápsula de "assistência ao suicídio" causa polêmica na Suíça

Elon Musk sinaliza interesse em investir na Argentina com operações de suas empresas