Mundo

Hugo Chávez e Raul Castro ficarão de fora da 21º Cúpula Ibero-Americana

Presença de Dilma Rousseff e da presidente da Argentina, Cristina Fernández de Kirchner, também não estão confirmadas

Ainda assim,  espera-se que pelo menos 18 chefes de estado participem da cúpula (Palácio Miraflores/Reuters)

Ainda assim, espera-se que pelo menos 18 chefes de estado participem da cúpula (Palácio Miraflores/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 21 de outubro de 2011 às 20h00.

Assunção, Paraguai - Os presidentes de Venezuela, Cuba, El Salvador e Costa Rica estarão ausentes da 21º Cúpula Ibero-Americana, que será realizada nos dias 28 e 29 em Assunção, anunciou nesta sexta-feira o coordenador paraguaio do evento, Hugo Saguier.

Segundo o coordenador, a presença de Dilma Rousseff e da presidente da Argentina, Cristina Fernández de Kirchner, também não estão confirmadas.

"Raúl Castro não vem. O presidente da Venezuela está doente", disse Saguier ao anunciar que os líderes de El Salvador, Mauricio Funes, e da Costa Rica, Laura Chinchila, também não estarão no evento por conta das fortes chuvas que castigam a América Central.

"Mesmo quando nosso presidente estava em tratamento médico sempre cumprimos nossos compromissos", acrescentou Saguier, lembrando que o governante paraguaio, Fernando Lugo, cedeu várias entrevistas internacionais quando estava em tratamento de quimioterapia contra o câncer linfático, que foi diagnosticado em 2010.


No entanto, Saguier sustentou que espera que pelo menos 18 chefes de Estado participem da cúpula. Após esse encontro, os países ibero-americanos terão outra reunião: a cúpula da União de Nações Sul-Americanas (Unasul), que terá o Paraguai na Presidência temporária do grupo.

Saguier também aproveitou a ocasião para anunciar a participação do presidente do Haiti, Michel Martelly, na reunião da Unasul. Martelly irá ao encontro apenas como observador.

Até o momento, os países confirmados para a Cúpula Ibero-americana são Espanha, Andorra, Honduras, Panamá, Portugal, Equador, Peru, República Dominicana, Guatemala, Bolívia e Uruguai. Colômbia, Chile e México deram confirmação verbal. Por outro lado, Argentina, Nicarágua e Brasil seguem sem se manifestar.

"Nós não quereríamos ressaltar as pessoas que não vem, mas as pessoas que já confirmaram sua presença, o que é o importante", concluiu Saguier.

Acompanhe tudo sobre:Dilma RousseffHugo ChávezPersonalidadesPolítica no BrasilPolíticosPolíticos brasileirosPT – Partido dos Trabalhadores

Mais de Mundo

EUA negocia acordo para que seus navios de guerra não paguem pedágio no canal do Panamá

República Dominicana encerra buscas nos escombros de casa noturna com ao menos 124 mortos

Cúpula da Celac termina sem consenso por não adesão da Argentina de Milei, Paraguai e Nicarágua

Milei enfrenta terceira greve geral na Argentina, à espera de acordo com FMI