Mundo

Horário de verão economiza R$30 milhões em geração térmica

Com a mudança nos relógios a demanda por energia no horário de ponta foi reduzida em 2.376 megawatts (MW)

A edição 2010-2011 do horário de verão começou a zero hora de 17 de outubro passado
 (Divulgação)

A edição 2010-2011 do horário de verão começou a zero hora de 17 de outubro passado (Divulgação)

DR

Da Redação

Publicado em 19 de outubro de 2012 às 19h25.

Brasília - O horário de verão, que termina a zero hora do domingo, gerou uma economia de 30 milhões de reais ao sistema elétrico, estimou o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) nesta sexta-feira.

Segundo dados preliminares do ONS, com a mudança nos relógios a demanda por energia no horário de ponta foi reduzida em 2.376 megawatts (MW) nos subsistemas Sudeste/Centro-Oeste e Sul, onde vigorou a medida. Essa diminuição do consumo equivale a cerca de 4,4 por cento da carga no chamado horário de pico da demanda por eletricidade, usualmente entre o fim da tarde e o início da noite.

Segundo o ONS, houve uma menor necessidade de geração de energia em usinas termelétricas, que resultou na economia estimada em 30 milhões de reais.

A edição 2010-2011 do horário de verão começou a zero hora de 17 de outubro passado.

A partir da zero hora do domingo, dia 20, quando o horário de verão termina, os relógios deverão ser atrasados em uma hora no Distrito Federal e nos Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás.

Somente na região Sul, a economia de energia no horário de pico foi de 555 MW, ou 4,7 por cento. No sistema Sudeste/Centro-Oeste, a economia no horário de ponta foi de 1.821 MW, equivalente a 4,4 por cento da demanda nesse momento do dia.

O princípio do horário de verão consiste em aproveitar mais a luminosidade natural --que nesta época do ano é maior-- para que o aumento de consumo de energia no fim do dia seja retardado, tanto na iluminação pública quanto nas residências. Com isso, o sistema opera com mais folga e sobrecargas são evitadas.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaDados de BrasilEnergiaEnergia elétricaHorário de verãoServiços

Mais de Mundo

Yamandú Orsi, da coalizão de esquerda, vence eleições no Uruguai, segundo projeções

Mercosul precisa de "injeção de dinamismo", diz opositor Orsi após votar no Uruguai

Governista Álvaro Delgado diz querer unidade nacional no Uruguai: "Presidente de todos"

Equipe de Trump já quer começar a trabalhar em 'acordo' sobre a Ucrânia