Mundo

Hong Kong deve abrir universidades a estudantes estrangeiros vetados em Harvard

Secretária de Educação de Hong Kong, Christine Choi pediu que as universidades da cidade chinesa acolham 'estudantes excepcionais de todo o mundo'

Agência o Globo
Agência o Globo

Agência de notícias

Publicado em 24 de maio de 2025 às 08h17.

Hong Kong abrirá as portas de suas universidades para estudantes estrangeiros que forem obrigados a desistir de estudar em Harvard devido à nova política do presidente Donald Trump, que lhes proíbe o acesso à prestigiada instituição norte-americana.

A secretária de Educação de Hong Kong, Christine Choi, pediu nesta sexta-feira, 23, que as universidades da cidade chinesa acolham “estudantes excepcionais de todo o mundo”.

“Para os estudantes internacionais afetados pela política de admissão de estudantes dos Estados Unidos, o Departamento de Educação fez um apelo a todas as universidades de Hong Kong para que ofereçam medidas que facilitem a entrada de estudantes elegíveis”, declarou Choi em um comunicado.

Proibição

A administração de Donald Trump anunciou na quinta-feira a proibição de Harvard matricular estudantes estrangeiros a partir do próximo período letivo, acusando a universidade de fomentar o antissemitismo e de manter vínculos com o Partido Comunista Chinês.

Uma juíza norte-americana suspendeu temporariamente a medida, mas muitos estudantes estrangeiros permanecem apreensivos.

As universidades de Hong Kong poderão aumentar o limite de matrículas para estudantes estrangeiros, segundo a funcionária.

Em um comunicado, a Universidade de Ciência e Tecnologia de Hong Kong (HKUST), que nesta sexta-feira convidou estudantes internacionais matriculados em Harvard a continuarem seus estudos em seus campi, prometeu implementar "procedimentos de admissão simplificados e apoio acadêmico para facilitar uma transição sem contratempos para os estudantes interessados".

Harvard lidera a lista mais recente das melhores universidades do mundo do US News and World Report, na qual a HKUST ocupa a 105ª posição, entre mais de 2 mil instituições.

Acompanhe tudo sobre:Hong KongHarvardFaculdades e universidadesEstados Unidos (EUA)Donald Trump

Mais de Mundo

Trump anuncia que vai classificar Antifa como organização terrorista

Deputados rejeitam vetos de Milei, que acumula derrotas na Argentina

Após mobilização de forças dos EUA, Venezuela realiza exercícios militares em ilha do Caribe

Cuba estima em US$ 7,556 bilhões custo anual das sanções aplicadas pelos EUA