Mundo

Honduras anuncia que mudará embaixada de Israel para Jerusalém

A mudança ocorre depois de meses de avaliação do governo hondurenho; Estados Unidos e Guatemala já haviam feito a movimentação

Honduras: país segue movimentação de Estados Unidos e Guatemala (David McNew/Reuters)

Honduras: país segue movimentação de Estados Unidos e Guatemala (David McNew/Reuters)

E

EFE

Publicado em 24 de março de 2019 às 12h26.

Washington - O presidente de Honduras, Juan Orlando Hernández, anunciou neste domingo (24), que mudará imediatamente a embaixada do país em Israel de Tel Aviv a Jerusalém, seguindo os passos de países como Estados Unidos e Guatemala.

"Honduras abrirá imediatamente nossa missão diplomática oficial e isso mudará nossa embaixada para a capital de Israel, Jerusalém", disse Hernández na abertura da conferência do Comitê de Assuntos Públicos Americano-Israelenses (AIPAC), em Washington.

A mudança, recebida com aplausos entre os participantes do evento, ocorre depois de meses de avaliação do governo hondurenho.

Hernández agradeceu a cooperação de Israel com Honduras e defendeu que a relação entre os dois países siga nesse caminho.

"Desde que assumi a presidência, recebemos a cooperação técnica de Israel em matéria de segurança, o que ajudou Honduras a salvar dezenas de milhares de vidas", disse Hernández.

Em maio, os Estados Unidos decidiram mudar a embaixada em Israel para Jerusalém. Os passos foram seguidos por Guatemala e Paraguai, mas Mario Abdo Benítez reverteu a decisão tomada por Horacio Cártez, que estava em fim de mandato, assim que assumiu o poder.

A conferência anual do Aipac começou hoje em Washington e vai até terça-feira. Também participarão do evento o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, e seu principal adversário nas eleições do país no próximo dia 9 de abril, Benny Grantz.

O evento começou com um discurso do diretor-executivo da Aipac, Howard Kohr, que ressaltou a importância das boas relações entre israelenses e americanos.

"O que une nosso movimento pró-Israel é a paixão de aproximar Estados Unidos e Israel em benefício de ambos e de todos", afirmou Kohr no discurso.

Acompanhe tudo sobre:Estados Unidos (EUA)GuatemalaHondurasIsraelJerusalém

Mais de Mundo

Manifestação reúne milhares em Valencia contra gestão de inundações

Biden receberá Trump na Casa Branca para iniciar transição histórica

Incêndio devastador ameaça mais de 11 mil construções na Califórnia

Justiça dos EUA acusa Irã de conspirar assassinato de Trump; Teerã rebate: 'totalmente infundado'