Mundo

Homem que ligou para maquinista prestará depoimento

Funcionário que ligou para o celular do maquinista minutos antes de trem descarrilar na Espanha foi convocado a prestar depoimento no caso


	Agentes retiram vítimas de trem que descarrilou perto de Santiago de Compostela, Espanha: no acidente, morreram 79 pessoas e mais de 150 ficaram feridas
 (Oscar Corral/Reuters)

Agentes retiram vítimas de trem que descarrilou perto de Santiago de Compostela, Espanha: no acidente, morreram 79 pessoas e mais de 150 ficaram feridas (Oscar Corral/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 1 de agosto de 2013 às 15h07.

Santiago de Compostela - O homem que ligou para o celular do maquinista dois minutos antes do trem descarrilar em Santiago de Compostela comparecerá nesta sexta-feira diante do juiz que investiga o acidente, no qual morreram 79 pessoas e mais de 150 ficaram feridas.

O juiz Luis Aláez convocou como testemunha o fiscal do trem acidentado, Antonio Martín Marugán, que ligou para o maquinista, Francisco José Garzón Amo, que, de acordo com o depoimento, confessou que se distraiu e não reduziu a velocidade a tempo.

O juiz acredita que a conversa de Marugán a Garzón não causou o descarrilamento, e embora considere a ligação "infeliz pelo momento" em que foi feita, isso seria "insuficiente" para atribuir ao fiscal alguma imprudência com relevância penal pelo acidente.

De acordo com a investigação, o motivo do acidente foi "a inadequada e imprevisível condução do maquinista", acrescentou o juiz.

"Não se pode exigir do fiscal que preveja que o maquinista não vai adaptar sua condução às circunstâncias marcadas" pela sinalização exterior, as indicações do livro de horário e o quadro de velocidades, segundo o juiz.

De acordo com os dados extraídos da caixa-preta do trem acidentado, a ligação telefônica começou quase dois minutos antes de chegar ao local do acidente.

No primeiro depoimento à polícia, o fiscal omitiu a conversa telefônica com o condutor do trem. "Estava muito aturdido. Minha cabeça estava cheia de imagens terríveis. Em nenhum momento quis ocultar a conversa e estou convencido que Garzón também não", disse Marugán nesta semana.

Do conteúdo da conversa telefônica, que durou aproximadamente dois minutos, Marugán explicou que sua única intenção era facilitar o desembarque de uma família com crianças em Pontedeume, cidade a 15 quilômetros antes de Ferrol, o destino final do trem.

Acompanhe tudo sobre:acidentes-de-tremEspanhaEuropaFerroviasPiigsTransporte públicoTransportesTrem-balaTrens

Mais de Mundo

Brasil está confiante de que Trump respeitará acordos firmados na cúpula do G20

Controle do Congresso dos EUA continua no ar três dias depois das eleições

China reforça internacionalização de eletrodomésticos para crescimento global do setor

Xiaomi SU7 atinge recorde de vendas em outubro e lidera mercado de carros elétricos