Mundo

Homem protesta jogando carro contra Palácio do Eliseu

Um diretor de teatro jogou um carro contra o portão do palácio presidencial da França em protesto contra cortes governamentais no financiamento das artes


	Palácio do Eliseu:  homem que jogou carro contra palácio protestava contra cortes em subsídios para seu pequeno teatro parisiense, a Comédia Italiana
 (Thomas Samson/AFP)

Palácio do Eliseu:  homem que jogou carro contra palácio protestava contra cortes em subsídios para seu pequeno teatro parisiense, a Comédia Italiana (Thomas Samson/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 26 de dezembro de 2013 às 17h50.

Paris - Um diretor de teatro jogou um carro contra o portão traseiro do palácio presidencial da França nesta quinta-feira em protesto contra cortes governamentais no financiamento das artes, disseram autoridades e a polícia.

O diretor, um italiano de 67 anos, foi preso quando tentava forçar a passagem através do Grille du Coq (Portão do Galo), que data do século 19 e conduz aos jardins do Palácio do Eliseu.

Ele protestava contra cortes em subsídios para seu pequeno teatro parisiense, a Comédia Italiana, disse uma fonte da polícia, acrescentando que o homem ficou levemente ferido na colisão e estava sob custódia em um hospital de Paris.

Segundo a fonte, o homem havia sido preso primeiramente na quarta-feira à tarde, perto do palácio, depois de tirar de seu carro um boneco de Arlequim - personagem da Commedia dell'Arte - e atear-lhe fogo.

"Ele então jogou em volta panfletos criticando os cortes nos subsídios ao seu teatro", disse a fonte. A polícia o havia prendido, mas logo depois o soltou.

O presidente da França, o socialista François Hollande, cortou as verbas tradicionalmente generosas para a cultura, como parte de seus esforços de redução do déficit orçamentário do país.

Acompanhe tudo sobre:ArteEntretenimentoEuropaFrançaPaíses ricosProtestosProtestos no mundoTeatro

Mais de Mundo

Chefe da Otan se reuniu com Donald Trump nos EUA

Eleições no Uruguai: 5 curiosidades sobre o país que vai às urnas no domingo

Quais países têm salário mínimo? Veja quanto cada país paga

Há chance real de guerra da Ucrânia acabar em 2025, diz líder da Conferência de Segurança de Munique