Mundo

Hollande tem a menor aprovação popular na história

A pesquisa do instituto BVA indica que nos últimos 32 anos nenhum presidente tinha recebido menos de 30% de apoio, marca alcançada por Nicolas Sarkozy


	François Hollande: presidente da França não tem avaliações positivas entre nenhuma das categorias da população francesa
 (Pascal Pochard-Casabianca/Pool/Reuters)

François Hollande: presidente da França não tem avaliações positivas entre nenhuma das categorias da população francesa (Pascal Pochard-Casabianca/Pool/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 28 de outubro de 2013 às 15h58.

Paris - O presidente francês, François Hollande, tem a menor aprovação popular na história, com apenas 26% de simpatizantes, de acordo com uma pesquisa divulgada nesta segunda-feira em que a maioria das opiniões é contrária ao chefe de Estado.

A pesquisa do instituto BVA indica que nos últimos 32 anos nenhum presidente tinha recebido menos de 30% de apoio, marca alcançada por Nicolas Sarkozy e que tinham se aproximado antes François Mitterrand e Jacques Chirac.

Em outubro, a pesquisa aponta que 73% dos entrevistados disse ter uma opinião ruim de Hollande, o que "pulveriza o recorde histórico de impopularidade para um presidente da República", segundo o instituto.

Hollande não tem avaliações positivas entre nenhuma das categorias da população francesa, nem entre os que votaram nele no segundo turno das eleições presidenciais de 2012, quando tinha metade de rejeição.

Entre os verdes há 54% de avaliações negativas sobre o presidente, enquanto entre os eleitores mais à esquerda do Partido Socialista, de Hollande, sobem até 66%.

Dos simpatizantes da direita, 97% têm uma percepção ruim da gestão de Hollande e, entre eles, 77% considera seu governo "muito ruim".

Segundo o instituto BVA, é um nível "que nenhum presidente tinha alcançado, nem sequer Nicolas Sarkozy, detestado pelos simpatizantes da esquerda". 

Acompanhe tudo sobre:PolíticosPaíses ricosEuropaFrançaFrançois Hollande

Mais de Mundo

Trump diz que ligou para Putin e articula reunião entre Rússia, EUA e Ucrânia para resolver guerra

Tribunal estrangeiro não pode invalidar sanções americanas, diz órgão do governo dos EUA

Trump diz que Putin garantiu a libertação de mais de mil prisioneiros 'quase imediatamente'

'Tivemos a melhor conversa de todas', diz Zelensky sobre encontro com Trump na Casa Branca