Mundo

Hollande pede que franceses sejam implacáveis com o racismo

O sequestro no mercado judeu "Hyper Cacher", no qual quatro pessoas morreram além do sequestrador, segundo disse Hollande, é um "ato anti-semita espantoso"

Hollande: "Nosso país foi atacado três dias seguidos e encarou de frente" (Philippe Wojazer/Reuters)

Hollande: "Nosso país foi atacado três dias seguidos e encarou de frente" (Philippe Wojazer/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de janeiro de 2015 às 17h05.

Paris - O presidente da França, François Hollande, pediu para que os franceses sejam "implacáveis com o racismo e o antissemitismo" e afirmou que os terroristas mortos nesta sexta-feira "não têm nada a ver" com a religião muçulmana, em discurso à nação.

O sequestro no mercado judeu "Hyper Cacher", no qual quatro pessoas morreram além do sequestrador, segundo disse Hollande, é um "ato anti-semita espantoso".

"Nosso país foi atacado três dias seguidos e encarou de frente", disse, em alusão ao atentado de quarta-feira contra a revista "Charlie Hebdo", que causou 12 mortes, ao assassinato de um policial municipal ontem em Paris e aos dois sequestros de hoje, que terminaram com quatro reféns mortos e mais três sequestradores.

Após expressar solidariedade às famílias das vítimas e parabenizar as forças de segurança pela "coragem", lembrou que a França "não acabou com as ameaças", por isso pediu vigilância, união e mobilização.

"Reforcei os recursos para proteger os lugares públicos", anunciou o presidente, que disse aos franceses que a união nacional "é a melhor arma contra tudo o que poderia dividir" o país.

Hollande afirmou que os três jihadistas responsáveis pelos atentados "não têm nada a ver com a religião islâmica" e pediu para que não sejam criadas confusões entre os muçulmanos e os fanáticos violentos.

O governante também lembrou que outros chefes de Estado e de governo manifestaram solidariedade e comparecerão à manifestação do próximo domingo em Paris, em repúdio aos ataques, à qual convidou pediu a adesão de todos os franceses.

Acompanhe tudo sobre:Ataques terroristasFrançois HollandePolíticosPreconceitosRacismoTerrorismoTerroristas

Mais de Mundo

Hamas diz a Netanyahu que expandir ofensiva em Gaza 'não será fácil' e preço 'será alto'

Governo dos EUA deixa aberta possibilidade de sancionar China por comprar petróleo russo

Milionário morre ao levar chifrada de búfalo durante caça na África do Sul

FBI vai se aliar ao Texas para localizar congressistas democratas que deixaram o estado