Mundo

Hollande e Obama defendem acordo climático "ambicioso"

Os dois presidentes falaram sobre o assunto em um artigo conjunto publicado nesta segunda-feira nos jornais Le Monde e The Washington Post.


	Hollande e Obama: os dois também citam suas posições sobre o Irã e a Síria
 (Philippe Wojazer/Reuters)

Hollande e Obama: os dois também citam suas posições sobre o Irã e a Síria (Philippe Wojazer/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de fevereiro de 2014 às 06h37.

Paris - Os presidentes da França e dos Estados Unidos, François Hollande e Barack Obama, defendem um acordo climático ambicioso em um artigo conjunto publicado nesta segunda-feira nos jornais Le Monde e The Washington Post.

"Seguimos estimulando a todos os países que se associem a nossa busca de um acordo mundial ambicioso e global para a redução das emissões de gases com efeito estufa com medidas concretas", escrevem Obama e Hollande.

Os dois presidentes recordam que no próximo ano Paris receberá uma conferência sobre o clima que será vital para o futuro do planeta.

A publicação do artigo coincide com a visita oficial aos Estados Unidos de François Hollande, que viaja nesta segunda-feira a Washington.

"Arraigada em uma amizade de mais de dois séculos, nossa cooperação cada dia mais estreita constitui um modelo de cooperação internacional", completam os dois chefes de Estado no texto, que tem como título "Uma aliança transformada" e é acompanhado de uma foto dos dois presidentes sorridentes um ao lado do outro.

Hollande e Obama também citam suas posições sobre o Irã e a Síria. Afirmam que a África é o cenário mais visível da "nova cooperação" entre os dois países.

"Mais que em nenhum outro local, a África talvez seja o local onde nossa nova cooperação tem sua expressão mais visível", afirmam, com referências em particular ao Sahel e à República Centro-Africana.

"Paralelamente ao novo impulso de nossa aliança no cenário mundial, queremos aprofundar nossa relação econômica", destacam os dois presidentes, que pedem uma "associação para o comércio e o investimento" entre União Europeia e Estados Unidos para criar "mais intercâmbios, mais empregos e mais possibilidades de exportação, principalmente nas pequenas empresas de nossos dois países".

Acompanhe tudo sobre:Barack ObamaEstados Unidos (EUA)EuropaFrançaFrançois HollandePaíses ricosPersonalidadesPolíticos

Mais de Mundo

Trump terá desafios para cortar gastos mesmo com maioria no Congresso

Milei chama Bolsonaro de amigo e lamenta ausência em evento de posse de Trump

Conheça três primeiras reféns do Hamas que podem ser libertadas em acordo de cessar-fogo com Israel

Trump promete deportações em massa, mas expulsou menos estrangeiros que Obama