Mundo

Hollande cria lei de publicação de patrimônio de ministros

O presidente francês fez o anúncio após o escândalo provocado na França pelo caso da conta no exterior do ex-ministro do Orçamento Jérôme Cahuzac

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 3 de abril de 2013 às 10h28.

Paris - O presidente francês François Hollande anunciou nesta quarta-feira a apresentação em breve de um projeto de lei sobre a publicação do patrimônio dos ministros e parlamentares, após o escândalo provocado na França pelo caso da conta no exterior do ex-ministro do Orçamento Jérôme Cahuzac.

Em um discurso exibido na televisão, o presidente afirmou que Cahuzac não recebeu "nenhuma proteção" do Estado e prometeu que os políticos "condenados penalmente por fraude fiscal ou por corrupção serão proibidos de exercer qualquer mandato público".

O presidente afirmou que a lei em questão pretende "lutar de maneira implacável contra os conflitos entre os interesses públicos e os interesses privados, além de assegurar a publicação e o controle sobre os patrimônios dos ministros e dos parlamentares".

"A exemplaridade das autoridades públicas será total", completou.

Acompanhe tudo sobre:PolíticosPaíses ricosEuropaFrançagestao-de-negociosCorrupçãoEscândalosFraudesFrançois HollandeTransparência

Mais de Mundo

EUA se prepara para 'caos aéreo' com redução do número de voos

Trump diz que anulação de tarifas pela Suprema Corte seria catastrófica

Marcas de carro japonesas miram Índia como novo centro de produção

Democratas vencem em Nova York, Nova Jersey e Virgínia e recuperam ímpeto