Mundo

Holandeses manifestam apoio à União Europeia nas urnas

Os liberais e trabalhistas foram os mais votados no pleito


	O primeiro-ministro holandês, o liberal Mark Rutte: eles conquistaram 41 cadeiras de deputados de um total de 150 
 (Evert-Jan Daniels/AFP)

O primeiro-ministro holandês, o liberal Mark Rutte: eles conquistaram 41 cadeiras de deputados de um total de 150  (Evert-Jan Daniels/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 13 de setembro de 2012 às 08h41.

Haia - Os holandeses manifestaram um forte apoio à União Europeia (UE) nas eleições legislativa de quarta-feira, quando liberais e trabalhistas foram os mais votados no pleito, marcado por um um voto de punição ao extremista de direita e antieuropeu Geert Wilders.

A votação era considerada um termômetro do sentimento antieuropeu em um dos países motores da Eurozona. Os liberais do primeiro-ministro Mark Rutte conquistaram 41 cadeiras de deputados de um total de 150 (contra 31 em 2010).

Na segunda posição aparecem os trabalhistas de Diederik Samson, também pró-europeus, com 39 cadeiras (30 em 2010), após a apuração de mais de 98% das urnas.

Segundo os resultados, os melhores da história do partido, o dirigente liberal é o grande favorito para própria sucessão, o que indica a Holanda seguirá a linha alemã de austeridade orçamentária.

"É uma vitória excepcional porque é o líder do maior partido no poder", destacou Andre Krouwll, cientista política da Universidade Livre de Amsterdã.

"Há muitos países europeus nos quais os dirigentes perderam eleições em meio à crise", comentou, em referência indireta a Espanha, França e Grécia.

Apesar das evidentes divergências de opinião sobre a austeridade, os analistas consideram praticamente certo que os liberais formarão aliança com os trabalhistas, para formar a base de uma coalizão de centro direita.

Acompanhe tudo sobre:EleiçõesEuropaHolandaPaíses ricosUnião Europeia

Mais de Mundo

O que é o Projeto Manhattan, citado por Trump ao anunciar Musk

Donald Trump anuncia Elon Musk para chefiar novo Departamento de Eficiência

Trump nomeia apresentador da Fox News como secretário de defesa

Milei conversa com Trump pela 1ª vez após eleição nos EUA