Mundo

Holandesa comandará missão ONU-OPAQ na Síria

O secretário-geral da ONU enviou neste domingo a decisão ao Conselho de Segurança, que deverá ratificar a nomeação na quarta-feira


	Veículo dos inspetores da OPAQ na Síria em 11 de outubro: a missão conjunta foi criada com objetivo de destruir o arsenal sírio de armas químicas
 (JIANG TIEYING/AFP)

Veículo dos inspetores da OPAQ na Síria em 11 de outubro: a missão conjunta foi criada com objetivo de destruir o arsenal sírio de armas químicas (JIANG TIEYING/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 14 de outubro de 2013 às 07h53.

Nova York - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, nomeou a holandesa Sigrid Kaag como diretora da missão conjunta da ONU e da Organização para a Proibição de Armas Químicas (OPAQ) encarregada de eliminar o arsenal sírio.

Ban enviou neste domingo a decisão ao Conselho de Segurança, que deverá ratificar a nomeação na quarta-feira, segundo fontes diplomáticas.

O Conselho de Segurança da ONU aprovou na sexta-feira a missão conjunta para destruir o arsenal sírio de armas químicas.

A "missão conjunta" entre a ONU e a OPAQ, com cerca de 100 membros encarregados de cumprir sua tarefa até 30 de junho de 2014, ficará sediada em Damasco e terá uma base de retaguarda em Chipre.

Sigrid Kaag é desde 2010 subsecretária-geral para o Programa de Desenvolvimento da ONU. Procedente do ministério de Relações Exteriores holandês, a funcionária se uniu à equipe da ONU em 1994 e ocupou postos na UNICEF, na Agência para a Ajuda aos Refugiados Palestinos (UNRWA) e na Organização Internacional de Imigrantes.

Com 52 anos, Kaag é fluente em inglês, francês, alemão e árabe.

Acompanhe tudo sobre:SíriaONUConselho de Segurança da ONU

Mais de Mundo

Texas adota mapa eleitoral para preservar maioria legislativa de Trump, de olho nas eleições de 2026

Índia anuncia suspensão parcial de remessas postais aos EUA após mudança em tarifas

Ataques israelenses matam ao menos 61 palestinos em Gaza em 24 horas

Rússia reivindica tomada de duas localidades na região ucraniana de Donetsk