Mundo

Holanda enviará aviões militares ao Iraque para combater EI

Apoio da Holanda na Síria, por outro lado, se limitará por enquanto ao envio de ajuda humanitária


	Com seis aviões militares, Holanda se une à ofensiva contra o Estado Islâmico
 (AFP)

Com seis aviões militares, Holanda se une à ofensiva contra o Estado Islâmico (AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 24 de setembro de 2014 às 17h07.

Bruxelas - A Holanda enviará seis aviões de combate F-16 ao Iraque para se somar à ofensiva aliada contra o grupo terrorista Estado Islâmico (EI), anunciou nesta quarta-feira o governo holandês.

Um total de 250 militares de apoio à missão e outro 130 soldados que serão encarregados de treinar as tropas que combatem o EI no país acompanharão o envio de aviões, segundo indicaram o vice-primeiro-ministro holandês, Lodewijk Frans Asscher, e a titular de Defesa, Jeannine Hennis-Plasschaert, em entrevista coletiva.

O apoio da Holanda na Síria, por outro lado, se limitará por enquanto ao envio de ajuda humanitária, precisaram.

A decisão foi adotada em um conselho extraordinário de ministros que foi realizado sem a presença do primeiro-ministro, Mark Rutte, e do titular de Assuntos Europeus, Frans Timmermans, que hoje participam da Assembleia Geral da ONU em Nova York.

O governo da Bélgica também decidiu hoje apoiar a coalizão de países que os Estados Unidos lideram contra o EI no Iraque com seis aviões de combate F-16 que operarão desde a Jordânia.

O avanço no Iraque nos últimos meses do EI e a brutalidade de suas ações, como as decapitações gravadas em vídeo e divulgadas na internet, fizeram com que um grupo de países liderados pelos EUA iniciou o lançamento vários ataques aéreos contra suas posições.

Além dos EUA, à coalizão se somaram Alemanha, Reino Unido, França, Turquia, Arábia Saudita, Jordânia, Bahrein, Catar e Emirados Árabes Unidos, além de México, Tunísia, Suíça, Cingapura, Geórgia e Taiwan, entre outros, que anunciaram o compromisso com a iniciativa.

Acompanhe tudo sobre:Estado IslâmicoEuropaHolandaIraquePaíses ricos

Mais de Mundo

Disney expande lançamentos de filmes no dinâmico mercado chinês

Polícia faz detonação controlada de pacote suspeito perto da Embaixada dos EUA em Londres

Quem é Pam Bondi indicada por Trump para chefiar Departamento de Justiça após desistência de Gaetz

Na China, diminuição da população coloca em risco plano ambicioso para trem-bala