Mundo

Holanda deverá convocar eleições após fracasso sobre orçamento

Democratas-cristãos e liberais, do partido do primeiro-ministro Mark Rutte, não conseguiram chegar a um acordo

O primeiro-ministro holandês, Mark Rutte (Valerie Kuypers/AFP)

O primeiro-ministro holandês, Mark Rutte (Valerie Kuypers/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 21 de abril de 2012 às 14h36.

Amsterdã - A Holanda deverá ter eleições antecipadas, após o fracasso das negociações sobre o orçamento, mas o primeiro-ministro, Mark Rutte, disse que vai tentar chegar a um acordo com o parlamento para manter a confiança dos mercados.

"As eleições são de se esperar agora. Falarei com o parlamento sobre como lidar com essa situação", disse Rutte a repórteres.

As negociações sobre o orçamento fracassaram entre o governo minoritário formado pelos liberais de Rutte e os democratas-cristãos e o populista Partido da Liberdade populista do político anti-imigração Geert Wilders.

Wilders rejeitou o pacote de cortes orçamentários e convocou eleições antecipadas "tão cedo quanto possível." "Eu estava esperando que teríamos algo, mas este pacote é inaceitável para o nosso partido e o país", acrescentou. "É hora de ir para os eleitores holandeses", disse ele.

O desacordo sobre o orçamento, para o qual as negociações se arrastaram por semanas, ameaçou a estabilidade do governo de minoria.

As medidas de ajuste são essenciais para que a Holanda retorne para um nível de déficit de três por cento do PIB, objetivo da União Europeia.

Acompanhe tudo sobre:Países ricosEuropaHolandaEleiçõesOrçamento federal

Mais de Mundo

China encontra reserva de ouro 'monstruosa' de 1.400 toneladas

Trump corta tarifas de carne, café, tomate e banana nos EUA

EUA e Suíça fecham acordo para reduzir tarifas de importação

Trump enfrenta séries de crises com caso Epstein e queda em pesquisas