Mundo

Holanda descobre milhões em contas de ucranianos sancionados

Autoridades encontraram várias centenas de milhões de euros em ativos ucranianos

Ministro das Finanças da Holanda, Jeroen Dijsselbloem: ministro explicou que oligarcas ucranianos tentaram tirar dinheiro de entidades financeiras holandesas (Jason Alden/Bloomberg)

Ministro das Finanças da Holanda, Jeroen Dijsselbloem: ministro explicou que oligarcas ucranianos tentaram tirar dinheiro de entidades financeiras holandesas (Jason Alden/Bloomberg)

DR

Da Redação

Publicado em 7 de março de 2014 às 09h43.

Bruxelas - Autoridades da Holanda encontraram "várias centenas de milhões" de euros em ativos ucranianos, parte dos quais pertencem a pessoas na lista dos 18 ucranianos sancionados pela União Europeia (UE) por desvio de fundos públicos, informou o ministro das Finanças, Jeroen Dijsselbloem.

Em entrevista à TV, o também presidente do Eurogrupo explicou que uma parte do dinheiro estava depositado em uma conta bancária pessoal da qual uma das pessoas que estão na lista negra da EU é titular, mas não divulgou.

Além disso, o Estado holandês encontrou outra parte do dinheiro em uma companhia financeira vinculada a outra das 18 pessoas sancionadas pelos 28 Estados do bloco europeu.

A UE congelou por um ano os ativos do ex-presidente ucraniano Viktor Yanukovich, de seus filhos Alexander e Viktor, de quatro ex-ministros e de 11 ex-altos cargos supostamente responsáveis por desvio de verbas estatais.

Dijssebloem disse não saber se Yanukovich tem dinheiro em contas bancárias da Holanda.

Antes, o ministro holandês de Finanças explicou ao Parlamento que oligarcas ucranianos tentaram nas últimas semanas tirar dinheiro de entidades financeiras holandesas.

Segundo Dijsselbloem, a Unidade de Inteligência Financeira recebeu vários relatórios sobre "transações incomuns", afirmou a emissora de rádio e TV "NOS", apesar de o titular da pasta se negar a revelar que tem estas informações.

Os bancos europeus têm a obrigação de informar às autoridades nacionais sobre transações suspeitas.

Acompanhe tudo sobre:Crise políticaEuropaHolandaPaíses ricosUcrânia

Mais de Mundo

Trump escolhe bilionário Scott Bessent para secretário do Tesouro

Partiu, Europa: qual é o país mais barato para visitar no continente

Sem escala 6x1: os países onde as pessoas trabalham apenas 4 dias por semana

Juiz adia indefinidamente sentença de Trump por condenação em caso de suborno de ex-atriz pornô