Mundo

Holanda anuncia sacrifício de 43.000 aves após foco de gripe

Autoridades também proibiram transporte de aves, ovos e excrementos em um raio de três quilômetros da granja em que o foco de gripe aviária foi detectado

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 18 de março de 2012 às 15h44.

O ministério da Agricultura da Holanda anunciou o sacrifício de 42.700 perus criados em uma granja da província de Limburg, no sul do país, após a detecção de um foco de gripe aviária no local. Segundo as autoridades, o vírus não deve trazer riscos a seres humanos.

“Provavelmente é uma variante suave do vírus, que não é perigosa para os homens”, diz Murco Mijnlieff, porta-voz do ministério.

 A Autoridade de Segurança Alimentar e do Consumidor (VWA) da Holanda decidiu também proibir o transporte de animais, ovos e excrementos de aves em um raio de três quilômetros da fazenda, durante 24 horas, começando à meia noite de sábado, no horário local.

Segundo site holandês, há aproximadamente 25 outras propriedades rurais que criam aves na região.

 A gripe aviária é uma doença letal e extremamente contagiosa, que pode ser transmitida não só a aves de granja, mas também a outras espécies de aves e mamíferos. Seres humanos, em casos mais raros, também podem ser infectados.

Em 2011, foram detectados vários surtos do vírus em diferentes regiões holandesas, especialmente nas províncias de Flevoland, Zeeland e Gelderland

Acompanhe tudo sobre:DoençasEuropaGripesHolandaPaíses ricos

Mais de Mundo

Polícia faz detonação controlada de pacote suspeito perto da Embaixada dos EUA em Londres

Quem é Pam Bondi indicada por Trump para chefiar Departamento de Justiça após desistência de Gaetz

Na China, diminuição da população coloca em risco plano ambicioso para trem-bala

Rússia diz ter certeza de que os EUA 'compreenderam' a mensagem após ataque com míssil