Mundo

Holanda anuncia sacrifício de 43.000 aves após foco de gripe

Autoridades também proibiram transporte de aves, ovos e excrementos em um raio de três quilômetros da granja em que o foco de gripe aviária foi detectado

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 18 de março de 2012 às 15h44.

O ministério da Agricultura da Holanda anunciou o sacrifício de 42.700 perus criados em uma granja da província de Limburg, no sul do país, após a detecção de um foco de gripe aviária no local. Segundo as autoridades, o vírus não deve trazer riscos a seres humanos.

“Provavelmente é uma variante suave do vírus, que não é perigosa para os homens”, diz Murco Mijnlieff, porta-voz do ministério.

 A Autoridade de Segurança Alimentar e do Consumidor (VWA) da Holanda decidiu também proibir o transporte de animais, ovos e excrementos de aves em um raio de três quilômetros da fazenda, durante 24 horas, começando à meia noite de sábado, no horário local.

Segundo site holandês, há aproximadamente 25 outras propriedades rurais que criam aves na região.

 A gripe aviária é uma doença letal e extremamente contagiosa, que pode ser transmitida não só a aves de granja, mas também a outras espécies de aves e mamíferos. Seres humanos, em casos mais raros, também podem ser infectados.

Em 2011, foram detectados vários surtos do vírus em diferentes regiões holandesas, especialmente nas províncias de Flevoland, Zeeland e Gelderland

Acompanhe tudo sobre:Países ricosEuropaDoençasHolandaGripes

Mais de Mundo

Marchas em apoio aos palestinos reúnem centenas de milhares de pessoas na Europa

Ato de campanha de Milei provoca incidentes com detidos na Argentina

Ataque russo a estação de trem na Ucrânia deixa ao menos um morto e 30 feridos

Trump adverte Hamas para que não atrase acordo de paz em Gaza