Mundo

Hindus participam de banho sagrado na foz do Ganges

Cerca de 600 mil fiéis participaram da cerimônia de banho sagrado nesta terça-feira, na ilha de Ganga Sagar, na foz do rio Ganges

Hindus participaram da cerimônia de banho sagrado na foz do rio Ganges: 6 mil policiais fazem a segurança do local (AFP/Getty Images)

Hindus participaram da cerimônia de banho sagrado na foz do rio Ganges: 6 mil policiais fazem a segurança do local (AFP/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 14 de janeiro de 2014 às 11h58.

Nova Deli - Cerca de 600 mil fiéis hindus participaram da cerimônia de banho sagrado nesta terça-feira, na ilha de Ganga Sagar, na foz do rio Ganges, no nordeste da Índia, para celebrar a festividade de "Makar Sankranti", informou a imprensa local.

Os peregrinos começaram a entrar no rio nesta madrugada a partir da "Shahi snan" ("Hora real"), que foi fixada às 3h15 locais (19h45 de segunda-feira) e, ao longo do dia, tomaram o banho que os fiéis consideram como bom auspício.

Após o mergulho sagrado, os devotos se dirigiram ao templo de Kapil Muni para orar e levar oferendas.

O ministro de Desenvolvimento de Bengala, Manturam Pakhira, afirmou à agência de notícias indiana "Ians" que "os peregrinos vêm de várias estados do país e há, inclusive, um grande número de estrangeiros".

Para garantir a segurança dos participantes, 6 mil policiais fazem a segurança do local, sobretudo para controlar as grandes aglomerações e evitar que ocorram correrias e que pessoas sejam pisoteadas.

"Makar Sankranti" é uma das festividades mais importantes do calendário hindu e é celebrada com a mesma intensidade em outras regiões da Índia como nos estados de Andhra Pradesh e Orissa, no leste do país, e em Uttar Pradesh, no norte.

Neste último, na cidade de Allahabad, milhares de pessoas mergulharam em um dos locais mais sagrados para os hindus: a confluência dos rios Ganges, Yamuna e Saraswati. 

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaHindusÍndiaReligião

Mais de Mundo

Após impor tarifa de 50%, governo Trump inicia investigação comercial contra o Brasil, diz jornal

Trump confirma avanços em negociações comerciais com União Europeia

EUA impedirá que imigrantes peçam liberdade sob fiança em processo de deportação

Trump diz que vai taxar produtos do Brasil em 50% porque 'eu posso'