Mundo

Hillary tem 57 pontos de vantagem entre eleitores hispânicos

Além disso, Donald Trump viu sua imagem entre os latinos cair cinco pontos, já que agora 77% dos entrevistados tem uma impressão "desfavorável" dele


	Hillary Clinton: os eleitores hispânicos acreditam que Hillary é mais confiável para liderar a luta contra o terrorismo
 (Brian Snyder / Reuters)

Hillary Clinton: os eleitores hispânicos acreditam que Hillary é mais confiável para liderar a luta contra o terrorismo (Brian Snyder / Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 3 de outubro de 2016 às 14h28.

Miami - A candidata do Partido Democrata à presidência dos Estados Unidos, Hillary Clinton, está com 57 pontos de vantagem em relação a seu rival republicano, Donald Trump, em uma pesquisa sobre as intenções de voto entre a população de origem hispânica divulgada nesta segunda-feira.

De acordo com o levantamento encomendado pela Associação Nacional de Funcionários Eleitos e Designados (NALEO, sigla em inglês) e pela emissora "Telemundo", 73% dos entrevistados têm intenção de votar em Hillary, um ponto a mais que na pesquisa da semana passada, frente a 16% de Trump, que perdeu dois pontos em relação à última consulta.

Além disso, o magnata nova-iorquino viu sua imagem entre os latinos cair cinco pontos, já que agora 77% dos entrevistados tem uma impressão "desfavorável" dele, quando na semana passada o índice era de 72%.

Nos últimos dias, Trump se envolveu em uma polêmica com a ex-Miss Universo venezuelana Alicia Machado e se gabou durante o debate que não pagava imposto da renda por ser "inteligente".

Por outro lado, a imagem de Hillary melhorou ligeiramente na pesquisa desta semana, já que 67% dos eleitores latinos afirmaram que têm uma impressão favorável da candidata, contra 29% que têm uma opinião "desfavorável". Na semana passada, os números de Hillary eram 65% e 30%, respectivamente.

Além disso, os eleitores hispânicos acreditam que Hillary é mais confiável para liderar a luta contra o terrorismo do que seu rival republicano.

Segundo a pesquisa desta semana, 68% dos hispânicos "confiam" mais em Hillary do que em Trump nessa matéria, contra 11% que veem o candidato republicano como o mais adequado para liderar o antiterrorismo. Já 11% disseram que não confiam em nenhum dos dois.

O terrorismo é um dos temas que mais preocupam os latinos, com 22% de menções, sendo apenas superado pela aprovação de uma reforma migratória (28%), mas está à frente de melhores salários (18%), da criação de postos de trabalho (17%) e da redução dos custos de saúde (15%).

Ao serem questionados sobre o desempenho dos dois candidatos no debate presidencial da semana passada, 78% dos eleitores hispânicos entrevistados afirmaram que a ganhadora foi Hillary, enquanto 9% mencionaram Trump e outros 9% disseram que nenhum dos dois.

Entre os latinos que se consideram republicanos, a ex-secretária de Estado foi vista como a vencedora do debate por 23% dos entrevistados.

"Esta pesquisa confirma o que já sabíamos há muito tempo, que os latinos são sofisticados, eleitores multifacetados cujos interesses políticos vão muito além de um único tema", disse Arturo Vargas, diretor-executivo do Fundo Educativo da NALEO, sobre os resultados desta pesquisa.

A NALEO calcula que mais de 13,1 milhões de hispânicos votarão nas próximas eleições americanas.

A pesquisa foi realizada pelo grupo Latino Decisions entre 25 de setembro e 1º de outubro, tem margem de erro de 4,4% e entrevistou 250 eleitores latinos registrados. 

Acompanhe tudo sobre:CelebridadesDonald TrumpEleições americanasEmpresáriosEstados Unidos (EUA)Hillary ClintonPaíses ricosPolíticos

Mais de Mundo

Zelensky pede mais sistemas de defesa antiaérea após semana de fortes bombardeios

Após G20, Brasil assume Brics em novo contexto global

Guerra na Ucrânia chega aos mil dias à espera de Trump e sob ameaça nuclear de Putin

Eleição no Uruguai: disputa pela Presidência neste domingo deverá ser decidida voto a voto