Mundo

Hillary supera gastos de todos os rivais em campanha

A maior despesa foi com a folha de pagamento para as 511 pessoas que sua campanha emprega


	Hillary Clinton: a maior despesa foi com a folha de pagamento para as 511 pessoas que sua campanha emprega
 (REUTERS/Mike Segar/Files)

Hillary Clinton: a maior despesa foi com a folha de pagamento para as 511 pessoas que sua campanha emprega (REUTERS/Mike Segar/Files)

DR

Da Redação

Publicado em 16 de outubro de 2015 às 11h20.

Des Moines - Hillary Clinton gastou 26 milhões de dólares nos últimos três meses para moldar sua campanha para 2016, mais do que qualquer rival tanto dentro de seu partido, o Democrata, como do lado republicano, num esforço para armar uma formidável organização que a ajude a chegar à Casa Branca.

A ex-primeira dama e ex-secretária de Estado, derrotada por Barack Obama na disputa democrata pela candidatura em 2008, despejou dinheiro em publicidade televisiva, acumulação de dados de pesquisa e formatação de um serviço digital para atingir o maior número de eleitores possível.

A maior despesa foi com a folha de pagamento para as 511 pessoas que sua campanha emprega, de acordo com dados divulgados nesta quinta-feira.

Hillary está tentando encontrar um equilíbrio delicado. Está disposta a gastar o dinheiro para consolidar uma operação com a qual ninguém na disputa pela Casa Branca possa competir. Ao mesmo tempo, quer gastar com rigidez para que o orçamento não entre numa espiral fora de controle.

É um desafio fincado na sua primeira corrida para a Casa Branca, em 2008, quando sua campanha cresceu tanto que ela teve de enfrentar dívidas e lutas internas entre sua grande equipe, que vieram a público.

Desta vez os assessores de campanha buscam conter despesas – pessoal do alto escalão anda de ônibus em vez do trem, e a equipe compartilha quartos de hotéis de baixo custo. Um exemplo é a sua sede em Des Moines, Estado do Iowa, responsável por fazer com que ela vença no primeiro Estado crucial.

A suíte de três quartos fica no topo de um salão de cabeleireiro. Nenhum dos móveis combina um com outro. E as cortinas parecem ser mais velhas do que quem trabalha lá.

Mas mesmo que tenha lembrado de cortar os custos, isso não significa que não estejam gastando dinheiro.

Depois de Hillary, as duas campanhas que mais gastaram durante o trimestre encerrado foram as dos republicanos Jeb Bush e Ben Carson. Mas seus gastos combinados emparelharam com o de sua campanha durante o período de três meses.

Os gastos de Hillary incluíram 560 mil dólares em jatos particulares, e ela ainda deve à empresa que os fretou outros 65 mil dólares que ainda vão cair na conta.

Nesse mesmo período, ela gastou mais de 71mil em segurança para os escritórios e mais de 31.000 em licenciamento de uso de música e com outras mídias, além de pouco mais de 4.000 em intérpretes de língua de sinais.

Acompanhe tudo sobre:Hillary ClintonPartido Democrata (EUA)Partido Republicano (EUA)Políticos

Mais de Mundo

Kamala Harris diz que tem arma de fogo e que quem invadir sua casa será baleado

Após explosões no Líbano, Conselho de Segurança discute a escalada entre Israel e Hezbollah

Secretário-geral da ONU conversa com Maduro e expressa 'preocupação' sobre crise na Venezuela

Serviço Secreto dos EUA reconhece falhas em tentativa de assassinato de Trump