Mundo

Hillary promete que trabalhará para criar Estado palestino

Presidente da Autoridade Nacional Palestina, Mahmoud Abbas, se nega a conversa com os israelenses se construções judias forem retomadas na Cisjordânia

A secretária de Estado norte-americana, Hillary Clinton (AFP)

A secretária de Estado norte-americana, Hillary Clinton (AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 16 de setembro de 2010 às 09h21.

Ramala - A secretária de Estado americana, Hillary Clinton, reiterou hoje em Ramala o compromisso de seu país com a criação de um Estado palestino "independente, soberano e viável que cumpra as aspirações do povo palestino".

A chefe da diplomacia americana se reuniu em Muqata com o presidente da Autoridade Nacional Palestina Mahmoud Abbas, quem avaliou os "intensivos esforços" de Washington "em meio as difíceis circunstâncias" que cercam o incipiente processo de paz com Israel.

O encontro de hoje em Ramala segue à maratona de reuniões tripartidas e bilaterais mantidas nos dois últimos dias na localidade egípcia de Sharm el-Sheikh e em Jerusalém para avançar nas negociações, iniciadas em 2 de setembro em Washington.

Abbas e o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, devem assumir um compromisso antes que acabe, no fim deste mês, a moratória parcial à construção nas colônias judias na Cisjordânia.

O presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP) se nega a continuar o diálogo com Israel se a construção for retomada, mas Netanyahu afirma que a moratória é "improrrogável".

Antes de iniciar a reunião com Hillary, Abbas disse aos jornalistas que aceitou o convite americano porque "não há outra alternativa para a paz".

Leia mais notícias sobre o conflito árabe-israelense

Siga as notícias do site EXAME sobre Mundo no Twitter

Acompanhe tudo sobre:Conflito árabe-israelenseEstados Unidos (EUA)Oriente MédioPaíses ricos

Mais de Mundo

Brasil está confiante de que Trump respeitará acordos firmados na cúpula do G20

Controle do Congresso dos EUA continua no ar três dias depois das eleições

China reforça internacionalização de eletrodomésticos para crescimento global do setor

Xiaomi SU7 atinge recorde de vendas em outubro e lidera mercado de carros elétricos