Hillary Clinton e Donald Trump estão consolidados como os candidatos à presidência dos EUA. Veja aqui quem é parte do eleitorado de cada um deles
Foto combinada de Hillary Clinton e Donald Trump (Lucy Nicholson / Jim Urquhart / Reuters)
Gabriela Ruic
Publicado em 6 de agosto de 2016 às 07h00.
Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 14h10.
1. Foto combinada de Hillary Clinton e Donald Trumpzoom_out_map
1/12(Lucy Nicholson / Jim Urquhart / Reuters)
São Paulo – A democrata Hillary Clinton e republicano Donald Trump foram nomeados por seus respectivos partidos como os candidatos oficiais para a disputa pela presidência dos Estados Unidos. O nome que passará a ocupar o posto de líder da nação mais poderosa do planeta será conhecido apenas em novembro. A corrida eleitoral segue quente, mas ainda não há pistas de qual será o resultado final. As pesquisas de opinião têm mostrado cenários acirrados, o que fez com que até o jornal americano The New York Times pedisse que os eleitores ignorassem o assunto por algumas semanas, até que essas consultas se desprendam da energia das convenções partidárias e passem a refletir as opiniões com maior precisão. Embora o futuro desses candidatos seja imprevisível neste momento, Hillary e Trump estão na estrada em busca dos votos. Veja nas imagens quais personalidades do mundo das artes e dos esportes já se manifestaram em favor de um ou de outro.
O galã George Clooney é outro nome entre os hollywoodianos que é conhecido no meio democrata. Ele não apenas manifestou o seu apoio à candidatura de Hillary, como ofereceu um jantar em sua casa para arrecadar fundos para sua campanha. O jantar, informou a revista People Magazine, foi atendido por dezenas de estrelas, Jim Parsons, o astro da série de comédia “The Big Bang Theory”, a apresentadora Ellen DeGeneres e a atriz Jane Fonda. Especula-se que esse encontro tenha rendido quase 400 mil dólares para a candidata democrata.
A atriz é uma democrata de carteirinha e até participou da última convenção partidária em 2012, na qual apoiou a candidatura de Barack Obama para disputar um segundo termo na presidência. Desde então, a partir da notícia de que Hillary se candidataria para o pleito em 2016, a atriz sempre se manifestou positivamente. Em uma entrevista para a revista Harper’s Bazaar, Scarlett disse que a ex-secretária de Estado seria uma excelente presidente e que os EUA se beneficiariam de ter na sua liderança uma mulher que já foi mãe. “Mulheres tem perspectivas diferentes e um carinho maior pela humanidade por conta do instinto maternal”, disse ela, “esse seria um passo à frente”.
Ex-Walter White na consagrada série “Breaking Bad” e indicado ao Oscar 2016 por sua atuação em “Trumbo”, Bryan Cranston é um dos nomes de peso em Hollywood a ter manifestado publicamente o seu apoio a candidata democrata Hillary Clinton durante a Convenção Nacional do partido realizada no final de julho. “Sou um democrata, sabe, e estou apoiando a Hillary”, disse o ator ao jornal britânico The Daily Mail, que o entrevistou durante o evento político, “e se isso significa que as pessoas não irão mais ver os meus filmes, tudo bem”, pontuou. Além das suas declarações, Cranston assinou o manifesto “United Against Hate” em repúdio à candidatura de Donald Trump pelo Partido Republicano ao lado de dezenas de outros artistas.
Conhecida por papeis icônicos como no clássico “E.T. – O Extraterrestre” em 1982 e “Charlie’s Angels” em 2000, Drew Barrymore também foi a anfitriã de um encontro de estrelas para arrecadar fundos para Hillary. O evento, que aconteceu em Nova York no ano passado, contou com a participação de Chelsea, filha do casal Clinton, e foi aberto para famílias.
O ator veterano é outro que está ao lado de Hillary Clinton, embora isso não seja uma surpresa, uma vez que ele é um dos maiores apoiadores do Partido Democrata e já fez campanha para Al Gore em 2000, John Kerry em 2004 e Barack Obama em 2008 e 2012. Em uma entrevista ao site The Daily Beast feita em 2015, De Niro foi categórico ao dizer que Hillary deveria ser a próxima presidente dos EUA. “Ela ganhou o direito de ser presidente e a líder do país”, disse o ator, “é simples assim. E ela é mulher, o que é muito importante, pois o seu olhar pode ser exatamente o que precisamos agora”.
Aos 86 anos de idade e com quarto estatuetas do Oscar na estante, o ator, diretor e produtor revelou que irá votar no republicano de maneira incendiária nesta última semana. Em uma entrevista publicada pela revista Esquire, Eastwood defendeu Trump das acusações de que era racista, e reconheceu que o candidato “às vezes fala besteiras”. Contudo, disse que as pessoas estão dando atenção para o tema por que a geração de jovens de hoje é “fraca” e “sensível demais”.
O ator é um republicano de longa data e é conhecido por ter doado boas quantias a candidatos do seu partido. Veemente contra Hillary Clinton, Chuck Norris escreveu um artigo na última semana revelando as razões do seu apoio ao republicano Donald Trump e convocou outros admiradores do partido a se mobilizarem e irem às urnas para evitar uma vitória da ex-Secretária de Estado.
A atriz Kristie Alley se manifestou publicamente no Twitter em favor do polêmico empresário. Em uma série de mensagens publicadas na rede social, a atriz disse que apoiaria a candidatura de Trump e que sentia muito que algumas pessoas a criticassem por isso. “Tive essas mesmas reações ao votar em Obama”, brincou ela com seus críticos.
Mike Tyson é um amigo de longa data do empresário e revelou que evidentemente votaria nele para a presidência durante uma entrevista concedida ao site The Daily Beast. “Sou negro e vivi muitas coisas na minha vida”, disse o ex-lutador, “e eu conheço ele. Quando o vejo, ele me dá a mão e respeita a minha família”, completou.
Documento cita dois artigos da organização que proíbem Estados membros de ameaçar e usar força contra outros países, sugerindo que republicano viola diretrizes