Mundo

Hillary gera impressão negativa em 55% dos eleitores

Ainda que negativa, a cifra é bem inferior quando comparada aos 69% que têm visão desfavorável do principal pré-candidato republicano, Donald Trump


	Hillary: o sentimento negativo é um presságio de que as eleições podem resultar na escolha não do candidato preferido, mas do menos desfavorável
 (Brendan McDermid / Reuters)

Hillary: o sentimento negativo é um presságio de que as eleições podem resultar na escolha não do candidato preferido, mas do menos desfavorável (Brendan McDermid / Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 8 de abril de 2016 às 15h57.

Washington - Em um ano eleitoral típico, um candidato presidencial que cause uma impressão desfavorável em mais da metade dos eleitores estaria em sérias dificuldades, mas este não é um ano normal nos Estados Unidos.

Segundo pesquisa da Associated Press e da GfK, 55% dos norte-americanos tem uma opinião negativa sobre a pré-candidata democrata Hillary Clinton.

Ainda que negativa, a cifra é bem inferior quando comparada aos 69% que têm visão desfavorável do principal pré-candidato republicano, Donald Trump.

O sentimento negativo para a dupla é um presságio de que as eleições gerais de novembro podem resultar na escolha não do candidato preferido, mas do menos desfavorável para os eleitores.

Os estrategistas democratas dizem que a forte impopularidade de Trump alivia algumas preocupações sobre as chances de Hillary.

Ainda que 55% dos entrevistados tenham dito ter uma impressão algo ou muito desfavorável da ex-secretária de Estado, essa cifra é quase a mesma apenas daqueles que manifestaram uma opinião "muito desfavorável" sobre Trump.

Quase a metade de todos os eleitores registrados que pelo menos considerarão votar em Hillary, já 63% deles afirmam que não votarão em Trump na eleição geral. A margem de erro da pesquisa é de 3,3 pontos porcentuais.

Acompanhe tudo sobre:PolíticosPaíses ricosEstados Unidos (EUA)Eleições americanasHillary Clinton

Mais de Mundo

Incerteza sobre aliança com os EUA leva Japão a reabrir debate sobre armas nucleares

EUA dependem do Brasil para fazer carne moída, diz entidade americana que pede fim das tarifas

Justiça da Colômbia ordena libertação de Uribe enquanto decide sobre condenação

Venezuela diz que 'ameaças' dos EUA põem em risco estabilidade latino-americana