Mundo

Hillary elogia processo eleitoral no Brasil

Segundo a secretária de Estado dos EUA, respeito à democracia e às liberdades individuais são caminho para a prosperidade

A secretária de Estado norte-americana, Hillary Clinton (AFP)

A secretária de Estado norte-americana, Hillary Clinton (AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h42.

Brasília - A secretária de Estado norte-americana, Hillary Clinton, elogiou hoje (3) a realização das eleições de outubro no Brasil. Ela disse que o processo eleitoral em curso demonstra o respeito à democracia, aos direitos civis e às liberdades individuais no país. De acordo com a secretária, esses são "valores comuns" entre brasileiros e norte-americanos que colaboram na construção mais segura de um caminho de prosperidade no mundo.

"As próximas eleições [no Brasil] são uma oportunidade de demonstrar, mais uma vez, que o respeito à governança democrática, aos direitos civis e às liberdades individuais é o caminho mais seguro para a prosperidade", afirmou a secretária, segundo informações do Departamento de Estado norte-americano. "Esses valores comuns são a base para uma forte parceria entre nossos países, trabalhamos juntos para enfrentar os desafios regionais e globais do nosso tempo."

O pronunciamento de Hillary sobre o Brasil foi motivado pelas comemorações do Dia da Independência, na próxima terça-feira (7). Segundo ela, os Estados Unidos foram os primeiros a reconhecer a independência do Brasil, em 1822. A secretária destacou as conquistas do Brasil ao longo desse período e dos vínculos com os Estados Unidos.

"Cento e oitenta e oito anos atrás, os Estados Unidos foram o primeiro país a reconhecer a independência do Brasil. Este 7 de Setembro, mais uma vez, une os brasileiros em todo o mundo para celebrar sua cultura rica, sua história de conquistas e para honrar a amizade entre nossos países", disse ela.

Hillary lembrou que esteve em março no Brasil para uma série de reuniões, quando conversou com políticos, empresários, estudantes e representantes de vários setores da sociedade civil. Foram discutidos temas como as alterações climáticas, as energias limpas, a segurança alimentar e a igualdade de renda, além da inclusão social e educação.

A secretária de Estado demonstrou conhecer como ocorrem as comemorações do 7 de Setembro, em Brasília - com desfile militar na Esplanada dos Ministérios e espetáculos terrestres e aéreos. "[Desejo que] comemorem este dia, seja assistindo ao desfile na Esplanada, apreciando o show aéreo nos céus de Brasília ou simplesmente reunindo amigos e parentes", disse.

"Desejo a todos os brasileiros uma celebração segura e feliz do Dia da Independência. Estou ansiosa para continuar a estreita relação entre os nossos países, não só este ano, mas nos próximos anos, à medida que trabalhamos juntos para um mundo mais seguro, mais pacífico e próspero", acrescentou.

Leia mais notícias sobre política

Siga as notícias do site EXAME sobre Eleições 2010 no Twitter

Acompanhe tudo sobre:DemocraciaEleiçõesEleições 2010PolíticaPolítica no Brasil

Mais de Mundo

Brasil é vice-lider em competitividade digital na América Latina, mas está entre os 11 piores

John Thune é eleito líder dos Republicanos no Senado, apesar de pressão de aliados de Trump

Biden e Xi realizarão sua terceira reunião bilateral na reunião da APEC em Lima

Após três anos de ausência, Li Ziqi retorna e ganha 900 mil seguidores em um dia