Mundo

Hillary domina disputa por apoio e doações de Hollywood

Atores de Hollywood, executivos de estúdio e outros profissionais das indústrias de cinema, TV e música doaram pelo menos 8,4 milhões de dólares para Hillary


	Hillary Clinton: apoio de Hillary em Hollywood tem relação com os fortes laços que o marido dela formou na sua primeira campanha presidencial
 (Lucas Jackson / Reuters)

Hillary Clinton: apoio de Hillary em Hollywood tem relação com os fortes laços que o marido dela formou na sua primeira campanha presidencial (Lucas Jackson / Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 26 de abril de 2016 às 20h34.

Los Angeles - As opiniões do pré-candidato democrata a presidente Bernie Sanders sobre ensino gratuito e contra grandes bancos não pareceriam fora do lugar no discurso de um ator ao aceitar o Oscar.

No entanto, em Hollywood, de fama liberal, há muito usada como caixa eletrônico de campanhas democratas, a mensagem de Sanders não soa tão alto como em outros bastiões progressistas.

A mais moderada Hillary Clinton tem deixado bem para trás o senador de Vermont na atividade de angariar recursos e tem uma lista extensa de grandes estrelas e importantes executivos entre os seus apoiadores.

Celebridades não mudam votos, mas podem persuadir as pessoas a ouvir a mensagem do candidato, afirmou o historiador Steven Ross, autor do livro "Hollywood Left and Right: How Movie Stars Shaped American Politics".

“Coloca um candidato no radar”, disse ele.

Atores de Hollywood, executivos de estúdio e outros profissionais das indústrias de cinema, TV e música doaram pelo menos 8,4 milhões de dólares para a campanha de Hillary e para o Priorities USA Action, o independente Super PAC que dá apoio ao projeto dela, segundo análise da Reuters sobre as finanças de campanha até 31 de março. Eventos para angariar fundos para Hillary organizados pelo ator George Clooney neste mês, com ingressos custando até 353 mil dólares por casal, não estão incluídos nesse total, mas, segundo o site Deadline Hollywood, arrecadou um adicional de 15 milhões de dólares.

Em contraste, a campanha de Sanders arrecadou cerca de 1 milhão de dólares de doadores da indústria de entretenimento até 31 de março, segundo dados financeiros da campanha. O senador de Vermont, que chamou de “obsceno” o preço para o evento de Clooney, não é associado com um Super PAC e diz que não busca atrair doadores ricos.

Todos os pré-candidatos presidenciais republicanos juntos arrecadaram 460 mil dólares, cerca de 5 por cento das doações da indústria de entretenimento, mostraram os dados.

O apoio de Hillary em Hollywood tem relação com os fortes laços que o marido dela formou na sua primeira campanha presidencial em 1992, afirmou Donna Bojarsky, consultora dos democratas, que trabalhou como coordenadora da campanha de Clinton.

Bill Clinton tem conexões profundas com Hollywood, declarou ela, em parte porque “ele mostrou um respeito real e reconhecimento pela cultura pop. Ele seguia e se divertia”.

Outra razão para o sucesso de Hillary em Hollywood é o apoio dos executivos. Ao mesmo tempo em que as pessoas de negócio no local podem ser liberais, elas são menos propensas a apoiar um candidato que ataca as corporações, afirmou o historiador Ross. Sanders se descreve como um socialista democrata que quer impostos mais altos e quer pessoas ricas e corporações ajudando a pagar por educação, saúde e outros programas.

“Hollywood corporativa é negócio e resultado", afirmou Ross.

Acompanhe tudo sobre:Estados Unidos (EUA)Hillary ClintonPaíses ricosPolíticos

Mais de Mundo

Putin sanciona lei que anula dívidas de quem assinar contrato com o Exército

Eleições no Uruguai: Mujica vira 'principal estrategista' da campanha da esquerda

Israel deixa 19 mortos em novo bombardeio no centro de Beirute

Chefe da Otan se reuniu com Donald Trump nos EUA