Mundo

Hillary deve afinar mensagem antes de debate com Sanders

A pré-candidata presidencial democrata Hillary Clinton irá tentar corrigir sua campanha seriamente abalada


	Hillary Clinton: seu fiasco surpreendentemente grande em New Hampshire pode trazer à tona seu lado combativo
 (Reuters/Joshua Roberts)

Hillary Clinton: seu fiasco surpreendentemente grande em New Hampshire pode trazer à tona seu lado combativo (Reuters/Joshua Roberts)

DR

Da Redação

Publicado em 11 de fevereiro de 2016 às 10h17.

Nova York/Washington - A pré-candidata presidencial democrata Hillary Clinton irá tentar corrigir sua campanha seriamente abalada em um debate com seu rival Bernie Sanders nesta quinta-feira, um confronto que, segundo muitos de seus doadores, lhe permitirá desempenhar o papel combativo que lhe cai bem.

Após a derrota constrangedora por 22 pontos para Sanders na prévia partidária do Estado norte-americano de New Hampshire, Hillary voltou na quarta-feira para Nova York, sede de sua campanha, para trabalhar com seus principais conselheiros e se preparar para o embate com Sanders, que acontece à meia-noite desta quinta-feira (horário de Brasília) em Milwaukee.

Sua campanha negou os relatos de que Hillary está cogitando reformular a equipe, mas assessores admitiram que o acréscimo de novos nomes é uma possibilidade.

Muitas pessoas do amplo círculo de doadores da ex-primeira-dama disseram à Reuters que acreditam que seu fiasco surpreendentemente grande em New Hampshire acabará trazendo à tona seu lado combativo.

Isso ajudaria a endurecê-la no campo de batalha, tanto para as prévias que levarão à indicação democrata quanto para o enfrentamento do candidato republicano na eleição de 8 de novembro, acrescentaram.

Mas alguns doadores afirmaram que uma sensação crescente de nervosismo está se firmando, especialmente depois que a campanha de Sanders declarou ter arrecadado mais de 6 milhões de dólares nas 24 horas posteriores à sua vitória.

A palavra "decepção" surgiu várias vezes durante a teleconferência que a campanha realizou na quarta-feira com doadores e arrecadadores, disse um apoiador de Hillary que acompanhou a conversa.

Muitos doadores afirmaram crer que uma tarefa imediata da ex-secretária de Estado será aprimorar sua mensagem.

Sanders, que se diz um socialista democrático e é senador de Vermont, ergueu sua campanha com a promessa de que irá pôr um freio nas grandes corporações e em Wall Street, enquanto Hillary vem enfatizando suas propostas políticas detalhadas a respeito de temas como o sistema público de saúde e a reforma financeira.

Vários apoiadores disseram que uma mensagem mais simples pode funcionar melhor para Hillary conquistar eleitores, e alguns doadores declararam que gostariam de ver a pré-candidata reformular a maneira como comunica suas ideias aos eleitores.

"Vá ao ponto, seja clara, seja sucinta e faça com que todos, sem exceção, saibam que você tem um plano", disse Shekar Narasimhan, doador de Hillary e sócio-gerente da consultoria Beekman Advisors.

Acompanhe tudo sobre:EleiçõesEstados Unidos (EUA)Hillary ClintonPaíses ricosPolíticos

Mais de Mundo

Trump diz que Venezuela 'aceitou' receber migrantes deportados, incluindo criminosos

Papa Francisco se desequilibra após quebrar parte da bengala

Israel pede informações de crianças reféns após libertação de pai neste sábado

Novas tarifas sobre Canadá, China e México poderão gerar alta de 1,2% nos preços nos EUA