Mundo

Hillary Clinton vence primárias nas Ilhas Virgens dos EUA

Partido Democrata das Ilhas Virgens detalhou neste domingo que a ex-secretária de Estado conseguiu 84,2% dos votos nas ilhas de St. Croix, St. Thomas e St. John


	Hillary Clinton: Partido Democrata das Ilhas Virgens detalhou neste domingo que a ex-secretária de Estado conseguiu 84,2% dos votos nas ilhas de St. Croix, St. Thomas e St. John
 (Lucy Nicholson / Reuters)

Hillary Clinton: Partido Democrata das Ilhas Virgens detalhou neste domingo que a ex-secretária de Estado conseguiu 84,2% dos votos nas ilhas de St. Croix, St. Thomas e St. John (Lucy Nicholson / Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 5 de junho de 2016 às 14h08.

San Juan -- Hillary Clinton venceu Bernie Sanders com facilidade nas primárias realizadas neste sábado nas Ilhas Virgens dos Estados Unidos, onde estavam em jogo sete delegados para a convenção democrata, na qual se elegerá o candidato desse partido para disputar as eleições presidenciais de novembro.

O Partido Democrata das Ilhas Virgens dos EUA detalhou neste domingo que a ex-secretária de Estado conseguiu 84,2% dos votos nas ilhas de St. Croix, St. Thomas e St. John, com uma população de pouco mais de 106.000 habitantes, em sua maioria afro-caribenhos e entre os quais a esposa do ex-presidente Bill Clinton partia como clara favorita.

Por outro lado, Bernie Sanders só recebeu 12,2% dos votos, com o que não alcança o 15% estabelecido pelas normas do partido americano para que o senador possa levar algum delegado.

Dessa forma, Hillary arrebatou os sete delegados que estavam em jogo nestas ilhas caribenhas, assim como os quatro superdelegados que já tinham comprometido seu voto, o que a aproxima cada vez mais da indicação democrata como candidata à Casa Branca.

A margem com a qual Hillary venceu foi quase tão ampla como a que obteve em 2008 frente a Barack Obama, quando conseguiu 90% dos votos contra 8% do atual presidente americano.

Já nas primárias republicanas realizadas nas Ilhas Virgens dos EUA o vencedor, como era de se esperar, foi Donald Trump, que será o candidato presidencial por esse partido nas eleições de 8 de novembro.

Os moradores das Ilhas Virgens não podem votar nas eleições presidenciais, como também não podem os de Porto Rico, que hoje também realiza suas primárias democratas, nas quais Hillary também parte como clara favorita.

Em Porto Rico estão em jogo 60 delegados e sete superdelegados, um número relativamente baixo, ainda mais quando se leva em conta que na terça-feira serão realizadas primárias na Califórnia, Nova Jersey, Novo México, Montana e Dakota do Sul. 

Acompanhe tudo sobre:Eleições americanasEstados Unidos (EUA)Hillary ClintonPaíses ricosPartido Democrata (EUA)Políticos

Mais de Mundo

Mercosul precisa de "injeção de dinamismo", diz opositor Orsi após votar no Uruguai

Governista Álvaro Delgado diz querer unidade nacional no Uruguai: "Presidente de todos"

Equipe de Trump já quer começar a trabalhar em 'acordo' sobre a Ucrânia

Irã manterá diálogos sobre seu programa nuclear com França, Alemanha e Reino Unido