Hillary Clinton: com grande popularidade, ela pode ser a próxima candidata americana à presidência (AFP/ Mandel Ngan)
Da Redação
Publicado em 4 de abril de 2013 às 13h49.
Nova York - A ex-secretária de Estado Hillary Clinton, alvo de especulações envolvendo a eleição presidencial de 2016, anunciou nesta quinta-feira que escreve um livro sobre os desafios do século XXI e o papel dos Estados Unidos no mundo.
O primeiro livro da ex-chefe da diplomacia americana desde que deixou o cargo será publicado pela editora Simon and Schuster em meados de 2014, no meio do segundo mandato do presidente Barack Obama.
O livro, que ainda não tem título, abordará a experiência de Hillary como secretária de Estado do presidente Obama, cargo que abandonou voluntariamente em janeiro, depois de quatro anos de intensa atividade, e os "desafios de um mundo que muda rapidamente", afirma um comunicado da editora.
Hillary Clinton, de 65 anos, é, segundo uma pesquisa recente de Quinnipiac, a figura política mais popular nos Estados Unidos, com 61% de opiniões positivas. Além disso, uma pesquisa feita no mês passado - que apresentava candidatos fictícios - a apontou como vencedora contra três republicanos.
Mas a ex-primeira-dama, que morou na Casa Branca com o marido Bill Clinton de 1993 a 2001, ainda não falou nada sobre suas intenções.
"Sua extraordinária experiência no serviço público deu uma perspectiva única sobre a história recente e os desafios que enfrentamos", disse Jonathan Karp, presidente do grupo editorial Simon and Schuster, ao anunciar o novo livro para junho de 2014.
"Clinton citará seu papel e pensamento em muitos temas, desde a morte de Osama bin Laden até a queda do regime (do líder líbio Muamar) Kadhafi, desde as transições no Iraque e Afeganistão até a primavera árabe (...) passando pelo surgimento de novas potências como China, Brasil, Turquia e Índia", destacou a editora em um comunicado.
Personalidade democrata essencial na política americana há mais de 20 anos, Hillary Clinton já publicou quatro livros, o primeiro em 1996, dedicado à educação das crianças.
Não foram divulgados detalhes sobre o valor negociado para o livro, provavelmente de vários milhões de dólares.